Revista LOJAS Papelaria - Edição 306

LOJAS PAPELARIA 15 nais para criação e execução do projeto. Para encontrar profissionais adequados, pesquise opções em sua região e converse bastante com a equipe das empresas e com os profissionais que está considerando contatar. Se possível, pergunte para outros comerciantes se eles já fi- zeram reforma em seus pontos, com quem e o que acharam do trabalho realizado. Assim, você terá mais segurança na contratação e a certeza de que o resultado será de qualidade. Defina um prazo realista: Reformas são ati- vidades complexas, em que podem ocorrer imprevistos. Por isso, os atrasos são comuns nesse tipo de obra. Então, lembre-se de con- versar muito com o responsável pela reforma para definir um prazo realista para finalização dela. Ou seja, um prazo que considere todas as etapas do serviço e possíveis imprevistos. Dessa maneira, você consegue planejar melhor a abertura de sua empresa ou seu retorno em capacidade total. Faça uma iluminação de qualidade: Uma boa iluminação melhora a aparência do ambiente, consegue torná-lo mais aconchegante e até fazer com ele pareça mais amplo. Portanto, lembre-se de dar uma atenção extra à ilumina- ção no projeto e de contratar um profissional experiente para fazer essas instalações em seu ponto comercial. Não se esqueça também de fazer manutenções nas instalações elétricas, e se necessário, já que são bastante utilizadas em estabelecimentos comerciais. Garanta um bom conforto acústico e térmico: Seus clientes precisam se sentir dentro de seu ponto comercial. Assim eles voltarão sem pen- sar duas vezes não seu negócio. Já se os con- sumidores não se sentirem confortáveis, podem criar uma resistência a voltar para sua empresa. Uma forma de garantir que eles se sentirão bem- -recebidos é fornecer conforto acústico e térmi- co. Se você tem um restaurante e a temperatura do ambiente é gelada, por exemplo, os clientes podem passar frio enquanto comem. Alguns podem até voltar depois disso, mas se ficarem com frio novamente, talvez desistam de seu res- taurante. Imagine agora se você fosse em uma loja com poluição sonora e, por isso, tivesse dificuldade para conversar com atendentes ou seus acompanhantes. Você voltaria a visitá-la? Ao fornecer um bom conforto acústico e térmi- co, você ainda pode fazer com que as pessoas fiquem mais tempo em seu ponto comercial. E isso é muito positivo para suas vendas. Deixe seu espaço mais funcional: Além de dei- xar o local mais atraente, a reforma de seu ponto é importante para torná-lo mais funcional. Para fazer as escolhas certas e otimizar seu espaço, pense bem a rotina do local e onde ficam loca- lizados os banheiros, o escritório, o estoque e os provadores (dependendo do ramo de atua- ção de sua empresa. Depois converse com o ar- quiteto e o engenheiro responsáveis sobre essa rotina e a localização de pontos importantes. Juntos, vocês conseguirão encontrar formas de melhorar a segurança, a circulação de pessoas e do ar no ambiente. Capriche na decoração: Por último, capriche na decoração do local. Ela é fundamental para atrair a atenção dos clientes e também ajuda a deixá-los mais confortáveis em seu negócio. Então, escolha os itens de ornamentação com cuidado e considere o estilo das pessoas que deseja encantar na hora de selecioná-los. As- sim, será mais fácil atrair o público imaginado para sua empresa. Lembre-se ainda de escolher itens que sejam fáceis de limpar, para simplificar a manutenção do espaço. Fazer uma reforma em um ponto comercial não é uma tarefa sim- ples, mas se você seguir essas dicas, facilitará a atividade e fará com que ela seja mais orga- nizada, consequentemente, terá também um resultado mais satisfatório e positivo para seu negócio. Portanto anote essas dicas e não deixe de segui-la na reforma de seu espaço.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=