Revista LOJAS Papelaria - Edição 306

LOJAS PAPELARIA 3 EDITORIAL Rua José Tobias dos Santos, 37-A 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3837-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a proprietários,diretores,gerentesecompradoresdelojas, atacadistasevarejistasdemateriaisescolares,deescritórios, de informática e brinquedos. Circulação nacional. Revista LOJAS Ano29-N.º306-Setembro2021 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas Instagram - @lojaspapelaria Youtube - www.youtube.com/tvlojas Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe Marcos Mila (MTb 26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas Lucélia Monfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br Talita Molinero (MTb 74.307) talitamolinero@agneloeditora.com.br Edição de arte e Diagramação Geraldo de Oliveira geraldo@agneloeditora.com.br Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br CTP e Impressão Gráfica Grass Depto. de Assinaturas/Distribuição Fernando Clarindo assinaturas@agneloeditora.com.br O crescimento das vendas para o segundo semestre de 2021 é muito aguardado por lojistas. Esse resultado é historicamente impulsionado pelas vendas do último trimestre. Considerando a série histórica do varejo ampliado apresentada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na PMC - Pesquisa Mensal do Comércio, o segundo semestre de 2020 foi 25,34%maior em volume de vendas quando comparado com o primeiro semestre de 2020. E em 2021 o primeiro semestre já apresentou um crescimento de 12,26% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Tal crescimento se deve especialmente à reabertura das lojas físicas e ao hábito do consumidor de comprar online, que foi consolidado com a pandemia, ajudando a manter os resultados em alta. Após um longo período de isolamento social, o avanço da vacinação no Brasil volta a estimular o contato social. A crise sanitária impactou não somente o comportamento do consumidor, que ficou ainda mais exigente e seletivo, como também desequilibrou as cadeias de produção e ocasionou aumento nos preços. Com o consumidor ainda mais seletivo e exigente por questões comportamentais desenvolvidas ao longo dos últimos anos e o cenário econômico do país, o varejo precisa estar mais atendo do que nunca aos fatores que interferem em sua operação e no atendimento ao cliente. Quem estiver mais bem preparado terá as melhores condições de superar os desafios que estão por vir e de se manter mais próximo do consumidor como prioridade do processo de decisão de compra. Investir em tecnologia e proporcionar omnicanalidade sem perder o fator humano no atendimento é um caminho decisivo para levar os negócios de varejo à Sociedade 5.0. Além disso, acrescentar serviços a modelos de negócio que antes só ofereciam produtos como opções de consumo também é uma forma de aproximar o consumidor da marca e tornar-se mais relevante na vida do cliente, gerando maior relacionamento pessoal dele com a marca. O melhor caminho é estar preparado! Boa leitura! Marcos Mila Prepare-se para crescer

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