Revista LOJAS Papelaria - Edição 308

24 LOJAS PAPELARIA SUSTENTABILIDADE PRODUTOS PAR ORGANIZAÇÃO Por mais que o mundo esteja mudando a uma velocidade nunca antes vista, os produtos para organização sempre serão necessários para os seres hu- manos. A organização torna as pessoas mais produtivas e, certamente, mais felizes, pois um ambiente organizado proporciona mais tempo disponível que pode ser usado tanto para outras atividades profissionais quanto para o lazer. Daniel Zanette, diretor executivo da Frama, acredita que a produtividade no nosso país ainda precisa melhorar muito, tanto nas empresas privadas quanto em órgãos públicos. “Por este motivo, entendemos que haja, para além do usuário habitual, uma demanda reprimida de consumidores que ain- da não descobriram os benefícios de um ambiente profissional ou pessoal organizado e que são potenciais a serem explorados tanto pelos fabricantes e importadores quanto pelos lojistas. Há um mercado mais tradicional que valoriza mais a funcionalidade, qualidade e preço, e um nicho mais recente, que demanda produtos com cores e design diferenciados para que os pro- dutos para organização se tornem parte da decoração dos seus ambientes. Este último é um mercado em crescimento, ainda pequeno em relação ao primeiro, mas que rentabiliza melhor, pois o fator preço não é colocado como ponto fundamental na hora da decisão sobre qual produto comprar.” Natália Gastaldo, gerente de marketing da Acrimet, lembra que, cada vez Ambiente organizado, sensação de bem-estar Além do ambiente de trabalho e cantinho escolar, o home office trouxe também uma forte tendência para a diversificação e crescimento de artigos para organização mais pessoas trabalham em casa e/ou possuem um home office, e acabam procurando produtos mais bonitos, que quebrem um pouco aquele visual tradicional de escritório. “Além disso, esse consumidor não quer produtos com acabamento ruim e aspecto de produto descartável, pois esses itens acabam fazendo parte da decoração da casa. Isso ficou ainda mais eviden- te com esse período em que muitas pessoas tiveram que criar um home office ou incrementá-lo para um uso mais intensivo.” Outra característica importante e atual do mercado, conforme Natália, é a busca por produtos de qualidade. “O consumidor, hoje, possui uma fonte quase que ilimitada de busca de informações sobre um produto, antes de ad- quiri-lo. Reviews em sites de e-commerce, comentários em redes sociais, re- views em videos, tudo isso pode ser encontrado na internet muito facilmente pelo consumidor (mesmo que ele queira fazer a compra em uma loja física).” Para a gerente da Acrimet, o consumidor está mais consciente em relação ao que consome e quer comprar um item durável, que atenda suas expectativas. “No passado, pensava-se que os consumidores buscavam apenas preço. Muitas empresas de diversos segmentos apostaram apenas em preço e per- ceberam depois que isso era um erro. O consumidor não quer baixo preço, ele quer um produto de qualidade, durável e que tenha um preço justo.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=