Revista LOJAS Papelaria - Edição 308

42 LOJAS PAPELARIA SUSTENTABILIDADE EVA EVA combina muito com atividades manuais, que estão super em alta nesse momento, onde as pessoas estão buscando soltar cada vez mais a sua criatividade, até como uma forma de trabalhar a saúde mental. “A pandemia influenciou a valorização dos pequenos negócios locais, com processos artesanais e manuais e com isso entendemos que ainda exis- tem boas oportunidades para o mercado de EVA, principalmente para os pequenos varejistas, que podem comprar com preços atrativos, em quanti- dades maiores, e vendendo por unidade, com promessas de margens bem interessantes quando trabalhadas desta forma. Já popular, na educação, acreditamos que ainda há outros espaços para explorar esse material, prin- cipalmente na produção acessórios personalizados, para o segmento Pet, fantasias para carnaval e Halloween, decoração de festas etc”, afirma Lis Andriani, gerente de produto e marketing do Grupo Leonora. E quando essa matéria-prima ainda imprime estampas, texturas e segue tendências de cores, completa ela, o empreendedor que a utiliza tem em mãos um con- junto de ferramentas para tornar a criatividade e imaginação ilimitadas. Lis explica que o Grupo Leonora identificou essa oportunidade em sua última Para enfeitar e aguçar a criatividade Segmentos de papelaria personalizada, de decoração de festas e produção de acessórios têm impulsionado a categoria de EVA pesquisa de mercado para o desenvolvimento desta categoria de produto e lançou novas linhas de cores e estampas, entre tons pastel, padronagens com pet, estrelas, florais, donuts, entre outros. Vanessa Velozo, assistente de marketing da VMP, observa que o mercado de EVA vem crescendo nos últimos anos e criando vários subprodutos e modelos, como EVA com glitter e outros. “A empresa VMP foi a primeira a trazer ao Brasil alguns modelos diferenciados de EVA e, hoje, atua muito forte neste segmento, pois os EVA’s caminham junto aos papéis escolares, fatia de mercado onde temos grande visibilidade e renome.” A analista de marketing da VMP destaca os segmentos têm impulsionado esses produtos, como os mercados de papelaria, com produtos escolares, para artesanato e decoração; o setor de calçados e o setor automobilístico. Como tendências, no segmento de papelaria, ela reforça que continua sen- do EVA liso e com glitter, novas opções de cores pastel e modelos fantasia. “Com o retorno às aulas presenciais, o consumo de EVA tende a crescer muito, e acredito que, inicialmente, possa voltar ao patamar de 2019. Acre- dito, também, em um crescimento acima de 20% em 2022.” Como muitos outros produtos, EVA é um plástico com alguns outros com- postos, lembra Vanessa. “Muitos o consideram borracha, mas a matéria- -prima do EVA é plástico, material que passou por grandes aumentos de preço nos últimos tempos. Então,, em relação ao início da pandemia, acre- dito que, no mínimo, este produto vai estar 30% a 40% mais caro.”

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