Revista LOJAS Papelaria - Edição 309

10 LOJAS PAPELARIA SUSTENTABILIDADE LAPIS IR S As lapiseiras têm público muito diverso por conta dos tipos de uso, portanto, faz com que as opções desta categoria de produto seja vasta. Seja para uso escolar, office ou técnico- -artístico, é um material que não cai em desuso, pelo contrário, ganha novos adeptos ao longo da fase escolar ou profissional, pela entrega do traço fino que o lápis grafite não alcança. O segmento de lapiseiras é muito importante dentro do mercado da papelaria, define Vanessa Velozo, assistente de marketing, da VMP. “Ele se mantém em movimento, embora com o período crítico da pandemia, sentimos um decréscimo inicialmente, mas com o retorno da movimen- tação do comércio, ele voltou a crescer propor- cionalmente. Os públicos que mais utilizam as lapiseiras são alunos em idade escolar mais alta e universitários. Também temos o uso destes no espaço office.” Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber- -Castell, destaca que este é um mercado em expansão, pois é a ferramenta ideal para quem prefere uma escrita mais fina e mais precisa, e para aqueles que buscam mais praticidade por normalmente trazer uma borracha e dispensar o uso de apontador. “Além de atender aos dese- jos dos mais diferentes consumidores, desde o Para uma escrita mais precisa Seja para uso profissional ou escolar, as lapiseiras atendem aos mais diversos consumidores com suas características de espessura de grafite, cores e outras funcionalidades adolescente até o público adulto. É uma catego- ria onde o design é relevante e está diretamente associado aos diferentes momentos da vida dos consumidores. Na Faber-Castell, o consumidor irá encontrar uma variedade de modelos, forma- tos e finalidades, todas com o objetivo de suprir a necessidade do público, podendo ser nossa lapiseira Z-Pencil para um público mais jovem ou a lapiseira TK, da linha profissional, para um público mais sofisticado.” Gabriela Procópio Tavares da Silva, gerente de produtos da maxprint, acrescenta que a cate- goria de lapiseiras vem em constante inovação, tem termos de variedade de cores e estilo, con- forto na escrita e design. “Elas atingem os mais diversos públicos, desde crianças em idade es- colar até adultos, seja para uso escolar, profis- sional, artístico ou doméstico.” Já Bruno Ribas, coordenador de produtos da BRW, lembra que o segmento de lapiseiras tem um grande pico durante a Volta às Aulas, mas como muitos outros produtos, acabam girando o ano todo. “A BRW vem apostando muito em coleções, estampas, combinações autorais e temáticas, que acabam incentivan- do e potencializando as vendas e minimizando as sazonalidades.” Versatilidade Segundo Douglas Takahashi, gerente de novos negócios Tilibra, o mercado de escrita, em geral, vem crescendo nos últimos anos com a amplia- ção das técnicas de desenho, pintura a lápis e lettering. “Com isso, as lapiseiras também tem ganhado destaque, tornando-se itens indispen- sáveis para diversos públicos, não apenas o es- colar. Em pararelo, buscamos lançar cada vez mais produtos inovadores e diversificados em suas características, focando em tipo de grafite, formato do produto, ergonomia e design.” A gerente de marketing da Pentel, Fernanda Hyodo, comenta que o período de pandemia impactou todo o segmento de papelaria, mas com a reabertura das escolas e com a volta às aulas presenciais, a perspectiva é de normaliza- ção do desempenho do segmento, incluindo a categoria de lapiseiras. “O público de lapiseiras pode ser bastante variado - profissionais, estu- dantes, entusiastas -. O consumidor que busca nossas lapiseiras prioriza qualidade, durabilida- de, confiabilidade e diferenciação, e o portfólio da Pentel conta com uma extensa variedade de modelos e calibres para todas as necessidades de nossos consumidores.” A Faber-Castell investe em modelos de lapisei-

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