Revista LOJAS Papelaria - Edição 309

18 LOJAS PAPELARIA SUSTENTABILIDADE CARIMBOS Uma característica marcante nas papelarias nos últimos anos é o aumento de portfólio para novos segmentos de produtos que agreguem no fatura- mento da loja. Pensando nisso, vários proprietários buscaram diversificar e implementar novos produtos e serviços que atendessem a essa necessidade. A coordenadora de projetos da empresa Carimbos Nykon, Francielle Nu- nes, considera o mercado de carimbos um nicho dentro da papelaria. “Nos- sa empresa Carimbos Nykon oferece produtos tanto para o papeleiro que gosta de fazer carimbos, como para aqueles que gostam apenas de reven- der carimbos. O portfolio Nykon oferece insumos para fabricação de carim- bos, como máquinas e acessórios e todo suporte técnico de treinamento para a papelaria que quer agregar o serviço de carimbaria dentro da loja. Já a papelaria que gosta de revenda de produtos, a Nykon oferece carimbos encartelados, como Pago, Recebido, Entregue, já prontos para uso, bem como almofadas, tintas, coletores digitais, carimbos para crianças, carim- bos de montar e canetas carimbos.” O carimbo é um item muito antigo, explica Francielle, usado para perso- nalizar nomes, endereços e marcas. “Cada indivíduo ou empresa precisa de, no mínimo, um carimbo com seu nome, CNPJ, carimbos de pagos e recebidos com data e sem data. Está atrelado à atividade empresarial, o que facilmente se vende.” Uma opção a mais pra ampliar o portfólio Carimbos oferecem rentabilidade e lucratividade alta para papelarias que queiram agregar esse tipo de serviço Embora o carimbo seja um nicho dentro da papelaria, declara Francielle, existem muitas soluções que podem ser aplicados. “A rentabilidade e lu- cratividade é alta para papelarias que queiram agregar esse tipo de serviço. Com a tecnologia, se torna mais fácil o operacional da fabricação de ca- rimbos, além de oferecermos insumos que diminuem pela metade o tempo de execução da fabricação de uma gravação de carimbos. Os carimbos estão ligados desde a personalização do nome e marca bem como um presente, como uma caneta carimbo, carimbos para área médica, como o último lançamento da Linha Antiviral, com proteção contra Corona Virus e bactérias, tecnologia Sanitized, uma parceria que a Carimbos Nykon fez com Sanitized Ag, empresa suíça. Além disso, podemos citar carimbos para crianças, que desenvolvem criatividade e aprendizado ao mesmo tempo, por apresentar temas diferentes, como animais, meios de transportes e co- res. A criança pode pintar e colorir, além de aprender. Também temos kit para marcação em roupas para clientes que desejam por seu nome nelas, ou utilizam lavanderias ou querem marcar o nome do seu filho nas roupas escolares, ou toalhas. Enfim, é um universo com muitas oportunidades.” Personalização André Natan Nussbacher, diretor comercial da Tonbras Radex, observa que o mercado de carimbos no Brasil é estável e dois fatores mudaram a partir da pandemia. “O primeiro é que as pessoas passaram a produzir artigos di- versos, desde alimentos, doces, utilidades para vender e passaram a utilizar carimbos para personalizar as embalagens. O segundo é a ascensão dos carimbos automáticos, cada vez mais utilizados por profissionais liberais (destaque para médicos, advogados e dentistas), bem como grandes em- presas/bancos, por sua praticidade.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=