Revista LOJAS Papelaria - Edição 309

30 LOJAS PAPELARIA SUSTENTABILIDADE ARTIGO Collab é o diminutivo da palavra inglesa colla- boration, que em português significa colabora- ção, uma estratégia de grandes marcas, marcas visionárias, de se associar a artistas, persona- lidades, e/ou, outras marcas para desenvolver um produto, uma coleção, ou até mesmo um serviço (por vezes vendido por preços elevados e cobiçados por colecionadores) que desperte interesse do público, aumente a visibilidade, en- gajamento, e o mais esperado: venda muito! É a junção entre duas marcas para a cocriação de produtos ou conteúdo, uma forma atrativa e dife- rente de algumas empresas entrarem em um uni- verso que, muitas vezes, não têm tanto acesso. Há inúmeras possibilidades de desenvolver uma collab, sendo através da união de “marca + arte”, “marca + marca”, “marca + pessoas”, o importante é que exista a sintonia entre os en- volvidos e muita criatividade. Um exemplo de sucesso para ilustrar esse con- ceito que está tão em evidência e fazendo, cada vez mais, parte do nosso dia a dia: Moça e Anacapri - prestes a completar 100 anos, o Leite Moça decidiu comemorar esse marco histórico através de um desenvolvimento a quatro mãos com a Anacapri, visando se apro- ximar do público mais jovem, considerando que a famosa fabricante de leite condensado tinha a percepção de já ter um relacionamento muito forte com a geração mais madura. Afinal de contas... o que é uma Collab? * Por Carolina Turtelli de Andrade A coleção que ganhou o nome de “Adocica” foi desenhada pela equipe de estilo da Anacapri e estampou em tênis, flats, bolsas e outras peças elementos doces que remetiam ao leite moça. Todos os produtos foram disponibilizados no e-commerce da marca de sapatos Anacapri e apresentados ao público por meio de uma cam- panha 360 graus, além de um pacote de ativa- ções nos pontos de venda, ações mapeadas para a web. Essa parceria entre as empresas contou com o suporte, apoio e consultoria da Redibra, agência especialista em extensão e licenciamento. Já o Instagram, enxergando esse movimento que veio para ficar, disponibilizou recentemente a ferramenta de um perfil poder convidar outra conta para ser mostrada como colaboradora nas postagens do feed ou nos reels, e o mais importante é que o conteúdo é atrelado a am- bos os perfis e, portanto, compartilhado com o grupo de seguidores dos dois. No mundo da música, o feat entre cantores, pode parecer similar ao conceito aqui discuti- do, porém possui algumas diferenças: o feat é apenas um pequeno complemento na obra já quase que completamente terminada, ou seja, o artista faz tudo sozinho e convida alguém para uma participação especial para não ficar apenas no “eu”. Já a collab é o trabalho que provém do esforço mútuo de dois ou mais artistas. Carolina Turtelli de Andrade é Especialista em Marketing, Branding, Licenciamento e Desenvolvimento de Produtos carolinnadeandrade@gmail.com Concluindo...a missão de uma collab é criar uma experiência, um desejo, capaz de permanecer na memória do consumidor. Você já pensou em como essa tendência pode trazer resultados para seu negócio?

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