Revista LOJAS Papelaria - Edição 309

32 LOJAS PAPELARIA SUSTENTABILIDADE COMEMORAÇÃO “A DAC é uma empresa incrível que atua no setor papeleiro e que há anos transborda no comprometimento não apenas de organizar o dia a dia do consumidor, mas também de impactar positivamente a vida das pessoas, sejam os colaboradores diretos, indiretos e no meio em que vivem.” Assim José Carlos Monteleone, presidente da DAC, define a empresa. A empresa trabalha com um portfólio extenso, com cerca de 1600 itens, que variam entre produtos de fabricação própria e importados, e podem ser encontrados nas mais diversas papelarias, supermercados, atacadistas e grandes varejistas do Brasil, no que diz respeito à organização para o escritório, a escola e em casa. O carro-chefe da marca continua sendo a clássica pasta catálogo preta, um dos modelos produzidos na fábrica de Guarulhos, que funciona em um gal- pão de 25 mil m² e conta com 300 colaboradores, divididos em três turnos, para que a produção seja realizada 24h por dia. Situação bem diferente de quando tudo começou, na década de 1970. DAC comemora seu jubileu de ouro Com foco na inovação e na sustentabilidade, a empresa tem sido reconhecida pela sua gestão e pela qualidade de seus produtos Sustentabilidade A preocupação com a produção sustentável é perceptível na fábrica. Os retalhos que sobram da produção das pastas não são descartados, eles passam por uma máquina de trituração e voltam para o processo de fa- bricação. “Nós acreditamos que mudanças positivas podem acontecer se todos pensarmos de forma diferente sobre a construção de um futuro mais seguro, justo, transparente e responsável. É com essa consciência que atuamos, nossas ações seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um esforço global para construirmos um futu- ro melhor”, afirma Nathalia Ibelli, supervisora de marketing e integrante do Grupo Universo DAC. “Na época em que eu comecei, tínhamos 70 produtos na linha, eram pastas catálogo com 10, 50 e 100 envelopes, crachás, protetor para documentos e produtos personalizados para cadernetas bancárias”, relembra o presi- dente, que assumiu a empresa em 1974, quando a fábrica era no bairro da Lapa, em São Paulo (SP). A mudança para Guarulhos aconteceu em 1988, onde a empresa passou por uma reestruturação profissional, principalmente em relação à equipe, já que foi necessária a contratação de mais de 200 colaboradores no primeiro ano de funcionamento. Já os produtos licenciados - atualmente são mais de 20 personagens - exi- gem uma organização detalhista do setor de produto, porque são realizadas fiscalizações constantes, mas isso não assusta José Carlos, que fala com orgulho sobre a forma como a fábrica é mantida. “A gente sempre trabalhou certo, não há um cliente que entre aqui e não elogie a limpeza e a organiza- ção da firma. Temos um ótimo ambiente de trabalho e procuramos sempre preservá-lo”, ressalta. Portfólio Os produtos mais conhecidos são os envelopes plásticos e as mais variadas pastas, pois foram os primeiros itens comercializados pela DAC. Contudo, o portfólio de material escolar cresceu e tem muita força para a empresa. “O período da pandemia trouxe a necessidade de criar produtos e inves- timentos para novos mercados e lançamos em 2020 o que nós nunca fi- zemos antes, um catálogo de lançamentos fora do período Volta à Aulas, estimulando o mercado a manter o contato com os consumidores com no- vidades e materiais que lhes fossem úteis no home office e home school. Para enfrentar o período de recolhimento determinado pela disseminação do coronavírus, esses produtos foram essenciais para cuidar do corpo e da mente. A linha Letter é um exemplo de interação e relaxamento, uma linha exclusiva e específica para a prática de Lettering, que é a arte de desenhar letras, uma tendência entre os jovens”, justifica José Carlos. “Nós acreditamos que mudanças positivas podem acontecer se todos pensarmos de forma diferente sobre a construção de um futuro mais seguro, justo, transparente e responsável.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=