Revista LOJAS Papelaria - Edição 309

6 LOJAS PAPELARIA SUSTENTABILIDADE PERFIL DO FORNECEDOR Com foco na produção de papeis de imprimir e escrever, a Sylvamo agora é uma empresa independente, e o Brasil conquista uma relevância ainda maior na estratégia global da companhia. O novo nome fala sobre a cone- xão da empresa com as árvores. Sylvamo combina as palavras latinas para floresta, “silva”, e amor, “amo”, que tem como significado único o “amor pelas florestas”. A mudança vai além da marca. Como uma empresa autônoma, a Sylvamo terá maior flexibilidade estratégica, uma liderança e equipes fortes, as me- lhores fábricas de papel em regiões competitivas do Brasil, Estados Unidos e Europa, e marcas icônicas como Chamex, Chamequinho e Chambril, que contribuem para criar valor de longo prazo. De acordo com Lucas Araujo, gerente sênior de marketing e estratégia da Sylvamo, o principal fator para a mudança foi o foco. “Antigamente, a In- tenational Paper tinha três grandes negócios (Celulose, Papel para Emba- lagens e Papel para Imprimir e Escrever) e é interessante, porque os dois primeiros negócios (celulose e embalagens) eram mais centralizados nos EUA, sendo que as operações de papel para imprimir e escrever era espa- lhadas pelo mundo, com operações no Brasil, nos Estados unidos, na Eu- ropa, na Asia, na Rússia. Dessa forma, na ocasião, a companhia entendeu que era melhor trabalhar todos juntos, debaixo de uma única gestão, de um único guarda-chuva, para que as decisões voltadas para esse negócio International Paper reforça liderança, agora como Sylvamo Depois de concluir, em outubro, cisão global dos negócios de papéis de imprimir e escrever e embalagens e anunciar a nova marca que a conecta com as florestas, empresa terá melhor flexibilidade estratégica Lucas Araujo, gerente sênior de marketing e estratégia da Sylvamo fossem mais direcionadas, mais focadas, mais unidas. Somos o maior pro- dutor do mundo, acho que temos condições de continuar fazendo um bom trabalho, com a vantagem agora de ter uma gestão única, uma centraliza- ção e um foco das nossas atividades. Mercado brasileiro Embora tivesse outras operações em outros continentes, o Brasil sempre foi o mais representativo, pois 47% dos resultados da empresa vêm daqui. Isso é uma característica muito importante, de acordo com Araújo. “É um protagonismo diferente, tudo que o Brasil fizer, daqui para a frente, vai ser o foco dos investidores, do pessoal que cobre a nossa empresa. Temos as vantagens florestais; nossas fábricas tem os menores custos do mundo, o que permite que tenhamos uma boa condição de competitividade. Dessa forma, tem muita atenção voltada para o Brasil e a tendência é de que, como metade desse negócio é representado pelo Brasil, isso dê bastante autonomia para nós, bastante protagonismo, pra que consigamos entregar nossos resultados.” Hoje, a empresa vende cerca de 45% de nossa produção para o Brasil e os outros 55% vão para o restante do mundo. E é isso que dá vanta- gens para a empresa, conforme o gerente. “Nós temos as vantagens das florestas, temos fábricas de baixo custo, e isso faz com que o resultado das operações, seja vendendo no Brasil ou no exterior, represente esses 47% das operações da empresa como um todo. É mais uma condição de competitividade dos nossos ativos, das nossas marcas, dos nossos produtos, do que a demanda do Brasil por si só. O Brasil é um dos negócios mais rentáveis que temos, mas olhamos a empresa enquanto produtora local e exportadora, competitivamente.” Plano de ação Como a Sylvamo tem três operações no mundo, cada qual com sua par- cela de exportação, o desafio é conseguir casar os melhores produtos, os melhores mercados, para otimizar o sistema ao máximo, maximizando es-

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