Revista LOJAS Papelaria - Edição 312

18 - LOJAS PAPELARIA TECNOLOGIA Nem 100% online, tampouco completamente presencial. Essa é a nova realidade do setor varejista que, nos últimos anos e, principalmente impulsionado pelo isolamento social, transfor- mou seu modelo de negócios com estratégias que abrangem os mais diferentes perfis de con- sumidores. Em ambos os modelos, digital e físi- co, a tecnologia se tornou uma importante aliada para o funcionamento e destaque dos lojistas, trazendo soluções modernas e importantes ten- dências a serem investidas pelos negócios. Muito além de uma necessidade, a tecnolo- gia de ponta se tornou um grande diferencial competitivo para os varejistas – trazendo be- nefícios de otimização dos processos admi- nistrativos e financeiros, redução de custos e, principalmente, uma visão mais clara dos pro- cessos internos para uma tomada de decisões mais assertiva. Isso sem falar na experiência do cliente, que tem aumentado cada vez sua interação direta com a tecnologia. Afinal, uma melhor análise dos dados de compras e histó- rico dos seus clientes permite um atendimento personalizado e individual, com ofertas direcio- nadas às suas preferências. Toda jornada de compras deve levar o digi- tal em consideração. Segundo um estudo da PwC, 50% das compras efetuadas em lojas físicas são influenciadas pela internet - um grande impacto no volume de vendas. Neste cenário, veja as maiores tendências que certa- mente irão contribuir para o alcance de resulta- dos cada vez melhores: #1 Internet das Coisas O conceito de IoT representa uma enorme rede de dispositivos conectados do nosso dia a dia – voltados principalmente para a união de objetos físicos com a internet, como o GPS. No varejo, a tecnologia é muito voltada para a otimização e gestão dos processos internos, aperfeiçoando a logística, estoque e todo o processo de com- pras. Com grandes benefícios já sentidos, mui- tos investimentos vêm sendo feitos para que a As três maiores tendências tecnológicas para o varejo Por Marcelo Coleta Internet das Coisas também chegue aos clientes finais, permitindo uma conexão com os eletro- domésticos e aparelhos das suas residências para geração de compras automatizadas. #2 Plataformas online A comodidade de poder comprar produtos e serviços no conforto de nossas casas e, quan- do preferirmos, foi um dos principais benefícios que contribuiu para o crescimento do e-com- merce. Mesmo com a retomada do comércio físico, os avanços tecnológicos deverão impul- sionar ainda as vendas on-line, tornando este canal cada vez mais representativo no setor varejista – contribuindo, até mesmo, para as vendas nas lojas físicas para aqueles que pre- ferem a experiência sensorial. #3 Meios de pagamento digitais: A popularidade das plataformas online impul- sionou o desenvolvimento dos meios de paga- mento digitais que facilitassem e otimizassem a jornada de compra. Soluções como o Pix, carteiras digitais e pagamentos por aproxi- mação são alguns dos maiores exemplos que cresceram significativamente em 2021 e que, certamente, deverão ser acompanhados pelos varejistas este ano, garantindo que esses e outros meios possam ser utilizados em todos os canais de vendas. O futuro do varejo nos reserva um mundo de oportunidades de inovação e novas tecnolo- gias – desde o fortalecimento da integração entre os canais de vendas física e online, ao surgimento de modelos de negócio que favo- reçam o relacionamento com os consumido- res e tragam uma melhor experiência em sua jornada de compra. Para atingir tal nível de otimização e sofisticação, contudo, é neces- sário preparo. Um bom sistema de gestão é extremamente recomendado para o setor varejista, de forma que permita um melhor gerenciamento dos processos internos e, consequentemente, tra- ga robustez e compliance para o negócio. A tecnologia permanecerá impactando e trazen- do soluções cada vez mais completas para o crescimento do varejo – o que exigirá que o setor esteja preparado para acompanhar esta evolução e ter velocidade para modelar seu negócio a estes novos formatos de vendas e atendimento aos clientes. “O futuro do varejo nos reserva um mundo de oportunidades de inovação e novas tecnologias – desde o fortalecimento da integração entre os canais de vendas física e online, ao surgimento de modelos de negócio que favoreçam o relacionamento com os consumidores e tragam uma melhor experiência em sua jornada de compra.” Marcelo Coleta, diretor da unidade Seidor Retail, empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de con- sultoria de software e serviços de TI para o segmento de varejo

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