Revista LOJAS Papelaria - Edição 313

LOJAS PAPELARIA 35 mais de 20 pessoas, mas quando colocamos no grupo, a coisa deu um boom e mais gente se interessou. Foi quando o Toninho, gentilmen- te, ofereceu o espaço para organizarmos o en- contro. Eu agradeço ao Toninho por ceder esse espaço e ao Marcelo, por ter colocado a “mão na massa” e tomado a frente da organização”, observa Sérgio. Organização Segundo Marcelo, o pessoal foi bem solícito e aderiu à ideia. Me espantou a quantidade de pessoas que tiveram interesse, por que estamos numa pós-pandemia. Tivemos dois anos muito difíceis no segmento de papelaria, em função do fechamento das escolas e tudo mais, e em função de não terem acontecido a feira Esco- lar, as feiras regionais e, até mesmo, o Prêmio Melhores Marcas de forma presencial, que era onde tínhamos a oportunidade de nos encontrar e conversar entre nós, sentimos a falta dessa aproximação.” O gerente de vendas da DAC afirma que o prin- cipal motivo para esse encontro é que eles, por serem concorrentes não se veem como como inimigos. “Pelo contrário, podemos ser concor- rentes, mas queremos trocar ideias, trocar infor- mações, onde todos vão ganhar. Pode ser que o profissional represente uma empresa que fa- brica o mesmo produto, mas está aqui trocando ideia, conversando, e todos ganham com isso.” Por sua vez, Toninho declara que foi muito bom receber o pessoal, alguns inclusive que ele não conhecia. “E é muito importante, porque às ve- zes, não conhecemos, mas escutamos o nome da pessoa e esta é uma oportunidade. Eu sou novato no grupo, entrei no final do ano passa- do. Importante ainda contar com o Marcelo, que coordenou o evento, e o Sérgio, também, que encabeça o movimento e é uma pessoa que tem o respeito de todos no grupo. O pessoal gostou, veio, e eu acredito que esse vai ser o primeiro de muitos encontros. Nosso segmento está di- minuindo, o pessoal vai se distanciando e isso vai ser importante pra que fiquemos unidos. O mercado de papelaria não é grande e nós po- demos nos unir para nos ajudarmos. Ajudar o cliente, ajudar o próprio concorrente, não falan- do sobre negócios ou preços, mas sobre vários outros aspectos que são importantes pra todos: clientes, concorrentes, representantes e toda a cadeia produtiva. Marcelo destaca também que como já existe esse grupo de Whatsapp, a intenção é alinhar de uma forma bem profissional, focando nos industriais, gerentes, diretores, presidentes, que é um grupo fechado, onde se aborda a situa- ção de clientes no mercado, posicionamento de representantes, networking, e que tudo isso é muito importante. “Do mesmo jeito que nosso amigo Sérgio estava em uma outra empresa até dias atrás e agora encara um novo desafio, ama- nhã as pessoas podem estar atuando juntas em uma mesma empresa. Conversamos aqui sobre a última volta às aulas, onde as empresas tive- ram um escoamento dos seus estoques, o que é muito bom, e as perspectivas para 2023, que vão ser muito boas. Tem também algumas si- tuações, as quais estamos de olho, como é o caso da inflação que corroe o poder aquisitivo da população; o aumento nos preços e a falta de matérias-primas, o que deve ser pontuado e superado.” Presente também no evento, o CEO da Revista LOJAS Papelaria, Agnelo de Barros Neto, elo- giou a iniciativa. “Esse tipo de encontro é muito produtivo e esperamos receber os participantes do grupo no nosso evento Prêmio Melhores Marcas, que neste ano volta a acontecer pre- sencialmente e que reunirá representantes do setor que já aguardam dois anos por essa volta. Tenho a certeza que podemos também dar nos- sa contribuição, proporcionando um ambiente não só para confraternização e comemoração, mas também para a união do setor, no sentido de torna-lo cada vez mais forte.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=