Revista LOJAS Papelaria - Edição 314

LOJAS PAPELARIA 31 GIRO E-commerce brasileiro cresce 12% no primeiro trimestre de 2022 Comparado ao mesmo período do ano passado, comércio on-line segue em crescimento; apesar da retomada do varejo físico, setor continua presente nos hábitos de compra dos brasileiros Que o e-commerce brasileiro vem de vento em popa não se tem mais como negar. Além de dados divulgados ano a ano pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) que provam este fato, qualquer consumi- dor ativo no varejo também consegue perceber. E, obviamente, a pande- mia contribuiu muito para esse crescimento. Como resultado, o comércio eletrônico registra crescimento de 12% no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período no ano passado. Em 2021 o segmento chegou a um faturamento de R$ 150,8 bilhões, de acordo com a associação. Traçando uma expectativa até o fim deste ano, o faturamento estimado é de R$ 169,5 bilhões. O número de consumidores nos e-commerces também deve aumentar de 79,8 milhões (2021) para 83,7 milhões (2022). Já o ticket médio deve crescer de R$ 450 para R$ 460. Quanto ao número de pedidos, neste ano, a previsão é receber 368,6 mi- lhões contra 335,1 milhões do ano passado. Trata-se de um crescimento que continua refletindo a praticidade de obter qualquer produto sem sair de casa. Apesar da retomada do varejo físico, as compras on-line continuam presentes nos hábitos dos brasileiros. “Os dados apontados pela ABComm reforçam o poder do comércio eletrônico no dia a dia. Não à toa, continuamos constatando a tendência de crescimento das vendas on-line no Brasil, mesmo com a reabertura do comércio tradicional. A cada ano, os consumidores percebem a praticidade e comodidade de re- ceberem suas compras em casa, gerando mais confiança”, afirma Maurício Salvador, presidente da ABComm. Itens como canetas, canetinhas, lá- pis, marcadores e lapiseiras são uti- lizados diariamente por uma grande quantidade de pessoas, mas você já refletiu sobre o que acontece com esses materiais depois que são jo- gados no lixo? Pensando nisso, em 2012 a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, presente em mais de 21 países, lançou o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, que possibilita com que esses resíduos tenham uma nova vida por meio da reciclagem. A partir dos mais de 5 mil pontos de coleta em todo o país - presentes em escolas, empresas, condomínios, cooperativas, ONGs, entre outros locais Programa de reciclagem coleta mais de 2 milhões de instrumentos de escrita usados Criada há quase dez anos, a iniciativa visa incentivar o descarte consciente de lápis, canetas, apontadores, entre outros itens, por meio de mais de 5 mil pontos de coleta em todo o país -, o programa já atingiu a marca de 2,2 milhões de itens coletados. Caso esses materiais fossem enfileirados, daria para subir mais de 100 vezes no Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil. Tal marco histórico só foi possível graças ao engajamento dos consumido- res que participam ativamente do programa, por meio do descarte dos pro- dutos nos pontos de coleta (cuja lista está disponível no site do programa ou enviando instrumentos de escrita usados diretamente para reciclagem da Terra Cycle: também no site do programa é possível fazer o cadastro para envio gratuito de itens pelos Correios. A cada unidade enviada para o programa, os participantes recebem pontos bônus, que são convertidos em doações financeiras para enti- dades sem fins lucrativos ou escolas públicas indicadas pelas próprias equipes de coleta. Por isso, muitas dessas organizações não somente participam ativamente, como também são elegíveis para receber a bo- nificação. Vale ressaltar ainda que o programa recolhe instrumentos de escrita de qualquer marca.  “Estamos muito satisfeitos em ver o sucesso que obtivemos com o progra- ma ao longo dos últimos anos e com o impacto que as ações podem ter para conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental. Como empresa, nos sentimos responsáveis por contribuir com a destina- ção adequada dos materiais de escrita”, diz Flavia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell. “E estamos felizes em atingir uma marca tão importante, mesmo em período de isolamento social”, complementa.

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