Revista LOJAS Papelaria - Edição 315

8 LOJAS PAPELARIA Hi s tór ia A Acrimet foi fundada em 1972 em São Bernardo do Campo, São Paulo. Os primeiros produtos foram pranchetas fabricadas com chapa acrílica, que apresentaram enorme sucesso no merca- do. Este produto levou a empresa a se dedicar ao mercado de papelaria, bem como a definir sua linha de produtos para este segmento. Logo nos primeiros anos de sua existência, a empresa começou uma rápida diversificação, partindo também para a área metalúrgica, sempre focada em materiais organizacionais para escritório. A empresa crescia num ritmo bastante promissor. A partir de 1976, passou a produzir também displays, expositores e diversos produtos promocionais, o que rapidamente levou-a a líder deste setor. No meio da década de 80, entretanto, decidiu deixar este mercado, passando a se con- centrar somente em materiais para escritório, mercado que cada vez mais exigia melhor atenção. Em 1990, a Acrimet, como a maioria das empresas brasileiras, foi duramente atingida pelo novo governo que assumiu o país. “Isso significou, no início daquele ano, o seqüestro da disponibi- lidade financeira da empresa, uma redução drástica do mercado, o surgimento de dezenas de pequenas empresas que atuavam informalmente, e a importação predatória de produtos de baixíssima qualidade provenientes do sudeste da Ásia, principalmente da China”, conta natália. Após profundos estudos e decisão de grandes investimentos, a Acrimet começou a reagir con- tra essa situação: desenvolveu novas linhas de produtos, investiu fortemente em equipamentos, máquinas, instalações, novos moldes e ferramentas e, com isso, se tornou novamente líder de mercado, altamente competitiva, inclusive no mercado internacional. Em 1997, a empresa desenvolveu uma linha de material para desenho escolar inédita no mer- cado brasileiro. Essa linha consiste em réguas, esquadros, transferidores e conjuntos dos mes- mos, em vários modelos, tamanhos e cores. “A principal diferenciação desses produtos no mercado nacional foi a excelente qualidade apresentada, com preço altamente acessível ao grande público, gerando uma excelente relação custo-benefício”, ressalta Natália. A Acrimet, desde então, se tornou referência também em material para desenho escolar. populares com o crescimento do segmento de personal organizers. Organizam, além de clas- sificar, o escritório, banheiro, cozinha, quarto das crianças e todos os ambientes. Perfeitos para miudezas no artesanato, talheres, lápis e canetas, maquiagens, remédios, ferramentas, brinquedos e muito mais. Modulares, formam composições para se adequarem a diversos tamanhos de gavetas, e para organizar os mais diversos objetos. Indispensáveis em papelarias, pois é um varejo que atrai muitas pessoas em busca de artigos para organização.” DURABILIDADE E SOFISTICAÇÃO A Acrimet prima pela alta qualidade e acaba- mento dos seus produtos, segundo Natália, ga- rantindo alta durabilidade e sofisticação no am- biente onde são utilizados. Ela justifica que, uma caixa de correspondência Acrimet, por exemplo, pesa quase o dobro de outras encontradas no mercado, ou seja, possui quase o dobro de ma- terial na sua fabricação e, portanto, a diferença que isso proporciona da qualidade e aparência do produto é muito grande. A estabilidade do produto é outro ponto impor- tante. “Há empresas que disponibilizam ao mer- cado produtos que são literalmente tortos, não apoiam de maneira uniforme sobre a mesa. Isso nunca irá acontecer com um produto Acrimet. Nossa empresa tem por filosofia de trabalho oferecer o melhor produto possível ao cliente. Outro ponto relevante, que interessa muito ao lojista, é a embalagem. Nossas embalagens in- dividuais são bastante resistentes, o que mini- miza bastante as avarias no ponto de venda.” No passado, argumenta Natália, pensava-se que os consumidores buscavam apenas preço. “Muitas empresas de diversos segmentos apos- taram apenas em preço e perceberam depois que isso era um erro. O consumidor não quer baixo preço: ele quer um produto de qualidade, durável e que tenha um preço justo.” A gerente de marketing conclui que organização, seja na empresa, home office, estudos e até mes- mo em casa, é fundamental. “Um ambiente or- ganizado proporciona ganhos de produtividade, evita perder tempo procurando coisas que estão fora de lugar, ajuda na concentração, e até mes- mo ensina responsabilidade para as crianças. E a organização ainda vai além disso. Ela propor- ciona uma sensação de felicidade e bem estar.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=