Revista LOJAS Papelaria - Edição 333

LOJAS PAPELARIA - MARÇO 2024 13 Produtos que permitem personalização, diz a gerente da Acrimet, seja por meio de cores, tamanhos ajustáveis ou outras opções, podem atrair consu- midores que desejam adaptar seus acessórios ao seu estilo e necessidades específicas. “A linha de pranchetas Acrimet oferece diversas opções de ta- manho, tipo de prendedor, materiais e cores, permitindo que o consumidor escolha exatamente o que deseja.” A Acrimet competa 52 anos em 2024, desenvolvendo e oferecendo soluções criativas para organização do escritório e da casa, com foco no bem estar através da organização, conta Natália. “Além da ampla linha de pranchetas, a Acrimet oferece uma linha completa de organizadores de mesa, organizado- res de escritório, diversos modelos de organizadores modulares de gavetas, bibliocantos, cestos, organizadores de chaves e material para desenho.” Para Eliane Prado Wingeter, gerente de marketing da Maxcril/Waleu. o mer- cado de pranchetas segue forte com destaque para as novas formas de utilização do produto. “Antes, as pranchetas que eram utilizadas apenas como apoio ou para segurar folhas de papéis para se conseguir escrever com firmeza, hoje em dia, além dessa utilidade, podem ser utilizadas como painel decorativo, porta recados, painel de visualização, expositor de artes e fotos, entre diversas outras finalidades.” As pranchetas são objetos extremamente versáteis que, muitas vezes, são subaproveitados e o consumidor moderno já tem feito uma utilização mais ampla deste item, afirma Eliane. “E, pensando nisso, investir em cores e design é uma ótima estratégia para agradar esse consumidor que busca, além de um produto que atenda a função básica, produtos com excelente visual, resistência e durabilidade.” PRODUTOS PRÁTICOS E VERSÁTEIS Os acessórios para escritório estão muito ligados às necessidades, portan- to, André Hirata do departamento de marketing da Dello, acredita que há sempre uma boa demanda para eles. “No caso da Dello, as pranchetas e envelopes são pro- dutos práticos e versáteis, contribuem muito para a prática, organização e fluidez do trabalho no dia a dia.” Hirata lembra que, antigamente, o mercado corporativo se limitava a consu- mir somente os produtos básicos de entrada, tal como as pranchetas com base em Eucatex e envelopes de papel. “Hoje, procura-se investir também em qualidade de vida, como em ambientes harmoniosos com produtos os quais o consumidor possa se identificar. Claro, não chega a ser uma aventu- ra visual e polivalente como o mercado escolar, até pela questão de custo- -benefício, porém esses dois mercados se aproximaram nos últimos anos. O quesito reutilização também é importante nos dias atuais, por isso fabri- camos envelopes em plástico, que permitem ser reutilizados muito mais vezes e por muito mais tempo do que os de papel, além de serem uma linda solução para transportar e proteger os seus documentos.” Para Hirata, todo produto deve exercer com perfeição a função para o qual foi produzido, a partir daí, a utilização de novos materiais, funções, formatos e cores, desde que não atrapalhem a sua função primordial, podem ajudar a dar um impulso nas vendas. “Como já dito, as pessoas buscam uma iden- tificação com os produtos que utilizam. Em alguns momentos, o produto pode adquirir novas usabilidades também.” Desde o final de 2023, a Dello vem apostando em sua linha Full Color, com combinações de cores diferentes e vibrantes, que se mostraram muito pro- missoras. “A linha já se tornou um sucesso e acreditamos nela para esta temporada. É uma linha direcionada para esta identificação pessoal e com preocupação com detalhes, como os botões em formato de coração em envelopes.” Hirata observa que 2023 foi um ano desafiador para todo o setor papeleiro, mas afirma que, “com criatividade e trabalho duro conseguimos nos manter fortes. Este ano já começou com novas expectativas e promessas para um encerramento ainda mais promissor em crescimento e solidez. Envelopes e pranchetas são também parte importante do nosso mix de produtos, com vendas expressivas e constantes. São produtos que devem receber novi- dades sempre que possível pela garantia de retorno por parte do mercado.” AMPLAS POSSIBILIDADES Lidia Lechner, analista de marketing, acredita também que, com a crescente adoção do trabalho remoto e a transformação dos espaços de trabalho, as pessoas estão investindo mais em produtos que proporcionem organi- zação e eficiência, sem abrir mão do estilo e de materiais mais criativos e modernos. “O consumidor moderno busca praticidade, design funcional e durabilidade nos materiais para escritório. A portabilidade e a versatilidade também são valorizadas. Além disso, as novas gerações têm buscado empresas que tenham compromisso ambiental e sustentável, qualidade que a DAC possui em seu DNA.” A DAC possui vasto portfólio de materiais, como pastas, organizadores, registradores, envelopes plásticos, malotes e demais itens essenciais para a rotina de organização de escritórios e do dia a dia no geral, desde o início de sua história. “Entretanto, apesar de ser visto como um item básico de organização, a DAC inova em formatos e cores, trazendo linhas em tons neon e pastel, texturas, fechamentos e materiais diferenciados, tornando as possibilidades mais versáteis e atendendo a públicos variados.” Para 2024 a DAC aposta em designs modernos e elegantes, que combinam funcionalidade com estética, além da alta qualidade e durabilidade que já são reconhecidos no mercado, conforme Lídia. “A personalização, seja por meio de cores vibrantes e pastéis ou opções de impressão personalizada, como as nossas pastas abas específicas de cada linha, também estão em alta.” Lídia faz um balanço positivo de 2023, apesar de novas marcas no mercado. “Porém, isso só reforça a crescente demanda por materiais de escritório que atendam às necessidades de um ambiente de trabalho em constante evolução. Para 2024, as expectativas de vendas continuam otimistas, com previsão de crescimento impulsionado pela busca contínua por produtos inovadores e qua- lidade.” CONFORTÁVEL E EFICIENTE Douglas Takahashi, gerente de novos negócios Tilibra, argumenta que o início do ano é sempre um momento de renovação de materiais, por isso te- mos boas expectativas. “Entretanto, a categoria de escritórios não se limita a vendas apenas durante os primeiros meses, o que nos dá mais oportuni- dades de crescimento também.” Para o gerente da Tilibra, o design desses produtos se torna cada vez mais um diferencial. “Hoje, os consumidores, mesmo de escritório, não querem um produto padrão. As pessoas buscam ferramentas que tenham identifi- cação, possam ajudar a decorar os escritórios e, principalmente, tragam

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