Revista LOJAS Papelaria - Edição 333

LOJAS PAPELARIA - MARÇO 2024 33 ARTIGO *Por Fernanda Ricci, gerente de Desenvolvimento de Produto de Papelaria do Grupo Leonora Assim como tem acontecido na maioria dos segmentos, o mercado de papelaria tem passa- do por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado por mudanças relacionadas às preferências do consumidor, aos avanços tecnológicos e à crescente conscientização ambiental. Nesse sentido, é natural que novas tendências roubem assumam os holofotes em determinados momentos e sigam se consoli- dando mundo afora. Em 2024, o setor deve percorrer caminhos que serão marcados por uma combinação única de inovação tecnológica, sustentabilidade e a con- tínua importância da experiência do consumidor. PRODUTOS E AÇÕES COM MENOS IMPAC- TO AMBIENTAL Os consumidores estão cada vez mais cons- cientes da responsabilidade de suas escolhas, movimentando as empresas a repensarem os processos de produção e o uso de determi- nados materiais. Produtos que permeiam a redução do carbono e plástico têm ganhado a preferência do público. Grandes marcas do ramo têxtil, por exemplo, têm baseado seu de- senvolvimento em itens reciclados ou feitos com recursos que agridem menos a natureza. Cane- tas recarregáveis e embalagens eco-friendly são exemplos de mudanças. Portanto, organizações comprometidas com a sustentabilidade ganham a lealdade de clientes que valorizam a redução de qualquer impacto ambiental. 5 tendências do mercado de papelaria para 2024 TIKTOK: O PODER DO MARKETING DE IN- FLUÊNCIA Não tem como negar que as redes sociais in- fluenciam as tendências de consumo. O TikTok, por exemplo, tem se destacado também como uma plataforma de descoberta de produtos. De cadernos inovadores até itens com designs irre- verentes, nostálgicos ou temáticos. Essa e ou- tras plataformas de entretenimento são entendi- das como social commerce e direcionam desde o desenvolvimento de produtos à estratégia de marketing e vendas. Sendo assim, diferentes itens do mercado de papelaria podem rapida- mente se tornar virais, e empresas que investem em ações do tipo têm grandes chances de se surpreenderem com os resultados. IA PARA ANÁLISES PRECISAS Além de favorecer a fabricação de produtos, oti- mizando recursos e modernizando maquinários, a tecnologia está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas. Ferramentas de análise de consumo baseadas em inteligência artificial po- dem prever as preferências dos clientes, sugerir produtos personalizados e otimizar a oferta de estoque. Isso não apenas aumenta a eficiência operacional das empresas, como também me- lhora a experiência do consumidor, oferecendo produtos mais alinhados com suas expectativas. MAIS DIVERSIDADE E INCLUSÃO Muitas empresas estão voltando os olhares à temática em cena e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades de pessoas com deficiência, como canetas ergonômicas, papéis com fontes acessíveis e produtos com design inclusivo. Além disso, a representatividade na embalagem e nas campanhas de marketing também é uma maneira de demonstrar o com- promisso com a diversidade. Portanto, empresas que conseguirem integrar as principais tendências em produtos e estraté- gias estarão bem-posicionadas para atenderem às demandas de um consumidor cada vez mais exigente e consciente. “Em 2024, o setor deve percorrer caminhos que serão marcados por uma combinação única de inovação tecnológica, sustentabilidade e a contínua importância da experiência do consumidor.” “Não tem como negar que as redes sociais influenciam as tendências de consumo. O TikTok, por exemplo, tem se destacado também como uma plataforma de descoberta de produtos.” VERSATILIDADE E FUNCIONALIDADE EM FOCO Ainda seguindo a essência do movimento sus- tentável, os consumidores procuram itens que não apenas sirvam ao propósito principal, mas também ofereçam versatilidade, como produtos com múltiplas funções, recarregáveis, com refis substituíveis e embalagens que podem ser reuti- lizadas. A ideia é reduzir o desperdício e maximi- zar a utilidade, proporcionando aos consumido- res uma experiência prática e mais consciente. “Muitas empresas estão voltando os olhares à temática em cena e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades de pessoas com deficiência, como canetas ergonômicas, papéis com fontes acessíveis e produtos com design inclusivo.”

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