Revista LOJAS Papelaria - Edição 334

LOJAS PAPELARIA - JAN/FEV 2024 23 O segmento de fitas adesivas é bem diversificado, uma vez que se trata de um produto multiuso e que pode ser utilizado para diversos fins; desde o uso geral e o da papelaria, até utilizações mais técnicas e complexas, feitas por profissionais. Bianca Bertolino, analista de marketing da Eurocel, destaca quem, para cada uma destas necessidades, há um produto Eurocel, dentro de seu ex- tenso porfólio de soluções. “Desde sua fundação, a estratégia da Sicad, fabricante das Fitas Adesivas Eurocel, tem sido dar total atenção ao merca- do, escutando os consumidores e adaptando produtos ou mesmo desen- volvendo novas soluções que atendam a novas necessidades. No Brasil, assim como nos demais países nos quais temos sede, seguimos a mesma estratégia da matriz, com grande sucesso e aceitação crescente.” Kamila Souza, gerente de produto da 3M, explica que o segmento de fitas adesivas do grupo de consumo possui um portfólio diversificado com fitas dupla-face, fita crepe, fita isolante, fita Silver Tape, fitas de empacotamento e escritório, além das fitas industriais. “A marca 3M, dentro desse segmen- to, é forte e reconhecida pelo consumidor como uma marca de qualidade. Quando olhamos especificamente para fitas de empacotamento e fitas de escritório da marca Scotch, todos os produtos que fabricamos buscam aju- dar no dia a dia dos nossos consumidores. Seja para um simples conserto ou um trabalho criativo, temos uma solução ideal para cada projeto e esta- mos aqui para ajudar a encontrar essa solução.” Segundo Fabiana Pomilio, coordenadora de marketing da Adelbras, a em- presa investe de forma frequente no desenvolvimento de novos produtos e no conhecimento do perfil dos consumidores. “Desta forma, a atualização de nossa linha de produtos segue as tendências de consumo compatíveis com o mercado, em especial produtos voltados para organização, gestão à vista, artesanato e decoração. Estamos também atentos às tendências de sustentabilidade e uso consciente de recursos, assim direcionamos tam- bém nossas ações e desenvolvimentos neste sentido.” Por sua vez, Vanessa Benfatti Teixeira, analista de produtos da Adere, afir- ma que, quando o assunto é fita adesiva, a empresa, uma das maiores fabricantes de fitas no Brasil, apresenta um mix completo de produtos e soluções, tais como fitas de papel crepe, papel kraft, fitas dupla face, dentre outras, para os mais diversos tipos de aplicações e de superfícies. QUALIDADE E ATENDIMENTO A Adere vem promovendo grandes investimentos na sua unidade fabril de Sumaré (SP), visando aumentar a sua capacidade produtiva e logística, para atender a estratégia de crescimento sustentável em todos os merca- dos nos quais atua, com destaque para os segmentos de Materiais para Construção e Papelaria, e tem como grande desafio, expandir ainda mais a sua presença nos principais clientes desses mercados. “No segmento de Papelaria, estamos consolidando cada vez mais nossa presença em novos clientes com a linha de fitas crepe de uso geral e es- colar, fitas adesivas transparentes e de papel kraft para empacotamento, fitas dupla face, além de uma grande variedade de produtos complemen- tares, como papel adesivo para anotações, etiquetas autoadesivas, colas, ganchos adesivos, abraçadeiras de nylon e muitos outros. Além disso, as fitas adesivas estão disponíveis em uma variedade de cores, tamanhos, resistências e composições de adesivos para atender às necessidades es- pecíficas de cada aplicação.” Para se destacar dentro de um mercado bem penetrado, como é o caso de fitas adesivas, Kamila, da 3M, entende que é fundamental ter produtos que tenham diferencial. “Na 3M, inovamos incessantemente e adaptamos nossas tecnologias para ajudar a resolver os problemas de hoje e do futuro, levando qualidade e atualização para os consumidores.” Na avaliação de Bianca, da Eurocel, embora dê a impressão de se tratar de um produto simples, a tecnologia empregada para a fabricação de uma fita adesiva é bastante complexa e está sempre em evolução. Materiais, equipamentos, tipos de adesivos, sistemas e meios de fabricação, tudo isso evolui rápida e constantemente. “A Sicad é reconhecida por desenvolver, em seu centro de inovações de tecnologia global, na Itália, grande parte das novas tecnologias mundiais, disponíveis nos produtos da marca Eurocel entregues pela Sicad do Brasil. As Fitas Adesivas Eurocel são produzidas, a nível mundial, com o melhor da tecnologia italiana, tradicionalmente reconhecida como de alta qualidade. O resultado são produtos de qualidade Premium, destinados a clientes que reconhecem a qualidade como um valor importante, além é claro de uma cadeia de serviços eficiente. Clientes e consumidores cada vez mais com- preendem que, para fabricar um produto de alta qualidade, são necessários pesquisas, investimentos em tecnologias, treinamentos constantes, boas embalagens etc.” A Sicad procura manter e aprimorar um time qualificado de representantes, de acordo com Bianca, além de uma grande estrutura de back office para suporte e para que ocorra o atendimento com a maior agilidade possível. “Trabalhamos para reduzir o tempo de retorno ao cliente e ao representan- te, o que faz enorme diferença.” ALTA TECNOLOGIA Fabiana, da Adelbras, ressalta a importância de produtos que cumpram com prometido na descrição da embalagem e que atendam os devidos pa- râmetros de qualidade estabelecidos para o segmento. “A Adelbras é certi- ficada ISO 9001, o que garante a qualidade de seus produtos e processos. Utilizamos adesivos e matérias-primas de qualidade mundial, garantindo versatilidade aos inúmeros tipos e modelos de nossos produtos. Além de todos os testes em laboratório, testamos exaustivamente nossos produtos junto a grupos de consumidores e no uso, tanto antes dos lançamentos quanto periodicamente.” A Adelbras está sempre atenta às novas demandas de mercado, bus- cando soluções inovadoras, de qualidade e alta tecnologia para oferecer o melhor aos consumidores, esclarece Bianca, com produtos para uso profissional, escolar e office. “Ao longo, de nossos 55 anos, sempre valorizamos todos os envolvidos com nossa marca. Este é um ponto diferencial que nos mantêm presentes no mercado com lançamentos de produtos adequados, consumidores que conhecem a qualidade de nossos produtos e clientes que contam com trei- namentos, campanhas de incentivo e apoio em pontos de venda.” A coordenadora de marketing da Adelbras ressalta que a indústria de fitas adesivas se reinventa com frequência para proporcionar ao mercado op- ções cada vez mais tecnológicas, com aplicações mais simples que faci- litem a vida das pessoas. “O processo de evolução vai desde o momento de decisão do material a ser utilizado como matéria-prima, até o descarte adequado, posterior ao uso do cliente. Podemos identificar a evolução das

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=