Revista LOJAS Papelaria - Edição 341

32 LOJAS PAPELARIA -NOVEMBRO 2024 Cresce a procura por produtos personalisados PRODUTOS PARA ORGANIZAÇÃO (PASTAS E FICHÁRIOS) Os produtos para organização deixaram de ser meras ferramentas e passaram a ter importância no bem-estar pessoal ao adquirirem personalidade Nos últimos anos, a personalização se tornou uma tendência mundial. O comportamento do consumidor, e produtos personalizados ou que geram maior identificação, se tornaram os mais procurados no mercado e no setor papeleiro e de organização. Para Natália Carvalho, assistente de marketing da DAC, o público procura por pastas e fichários que possam transmitir personalidade, e com isso, surgem itens com maior variedade de cores e modelos. “As pastas pretas convencionais ainda têm o seu lugar no mercado, mas vemos uma crescen- te na procura por itens mais personalizados e até mesmo mais coloridos. Já em relação aos fichários, surge uma tendência de personalizar as capas e fazer colagens de acordo com o gosto e preferência do consumidor, e a maior aposta para essa prática são os fichários PVC Cristal, com capas transparentes.” Como reflexo de um comportamento natural dos dias atuais, nos quais as pessoas buscam estar inseridas em seus nichos, mas ao mesmo tempo buscam suas identidades pessoais, a tendência de adquirir produtos para organização com características que se assemelhem à própria identidade - seja por cor, modelo ou estampa - cresceu nos últimos anos, observa André Hirata, designer da Dello. “Hoje em dia, busca-se produtos com a sua cara, que combinem com a sua personalidade, assim como toda a decoração de seu ambiente. Os produtos para organização deixaram de ser meras ferra- mentas e passaram a ter importância no bem-estar pessoal ao adquirirem personalidade.” Douglas Takahashi, gerente de novos negócios da Tilibra, lembra que a per- sonalização, versatilidade e a funcionalidade em produtos e serviços têm ganhado força em diferentes segmentos do mercado e, também, no univer- so da papelaria. “Os consumidores não procuram apenas por produtos que atendam {as suas necessidades básicas, mas também produtos funcionais e com uma estética que contribua com a decoração do ambiente. Essa tendência está presente, com força, na maioria dos itens de organização. No entanto, no caso de pastas, trabalhamos com um mix de produtos com características mais neutras para atender ao uso escolar, de escritório e organização doméstica.” Nos últimos anos, aponta a gerente de marketing da acrimet, Natália Gas- taldo, as tendências em produtos de organização têm passado por uma evolução notável. Segundo ela, um dos principais focos tem sido a busca por soluções que unam funcionalidade e estilo. “Nesse cenário, os fichários de mesa Acrimet se destacam como essenciais. Possuem uma base em aço muito resistente, garantindo durabilidade e robustez. Além disso, as pastas fichário, disponíveis em diversas cores vibrantes, tornaram-se uma verdadeira sensação entre os estudantes e uma presença obrigatória nos perfis de digital influencers que abordam rotinas de estudos. Essas mu- danças refletem um ambiente educativo onde a organização física se torna prioridade, e produtos que oferecem não apenas praticidade, mas também apelo estético, têm atraído a atenção do público.” Já o gerente de marketing da ACP, Eduardo Zaw, destaca que o home offi-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=