Revista LOJAS Papelaria - Edição 343
LOJAS PAPELARIA - JAN/FEV 2025 13 ESTÍMULO SENSORIAL Bruno Ribas, gerente de produtos da BRW Suprimentos, percebe no perfil de consumo, principalmente de crianças e adolescentes, a necessidade de estímulos sensoriais para incentivar a criança nas questões de criatividade e resolução de problemas. “A disponibilidade cada vez maior de ferramen- tas digitais aumenta a velocidade e facilidade na resolução de problemas e busca por informações. Por outro lado, os materiais analógicos propor- cionam esforços cognitivos, o desenvolvimento de habilidades motoras, de coordenação, concentração e foco, além de incentivar a expressão e a criatividade. Isso estimula o desenvolvimento integral e contribui para a capacidade de resolução de problemas que a criança vai encontrar ao lon- go da vida.” A BRW realiza, de maneira cada vez mais constante, ações para tornar os produtos para atividades manuais mais atrativos, especialmente conside- rando a disputa por atenção com equipa- mentos eletrônicos. “Tendo isso em men- te, procuramos desenvolver produtos que retenham a atenção e o foco das crianças. Entre os nossos projetos, está o desenvol- vimento de materiais de apoio para que as crianças tenham cada vez mais autonomia na interação com os nossos materiais. Além disso, no último ano, surgiu a preo- cupação em disseminar conhecimento para que o valor e a forma de uso dos nossos produtos possam ser transmitidos também durante a venda. Essa questão está sendo solucionada com a BRW Play, nossa plataforma de streaming com con- teúdos informativos”, destaca Ribas. O gerente de produtos da DAC diz ainda que está cada vez mais evidente entre as pessoas com poder de compra, que são os responsáveis, a busca por materiais que auxiliem no desenvolvimento das crianças. “Além disso, tem se tornado mais evidente para diferentes públicos a busca por itens que contribuam para a redução do tempo em equipamentos eletrônicos.” MOMENTOS CRIATIVOS Num mundo cada vez mais tecnológico, destaca Eliane Wingeter, gerente de marketing da Maxcril, as atividades de educação artística têm se des- tacado como essenciais para o desenvolvimento das crianças, tanto no ambiente escolar quanto no lar. Ela argumenta que esses momentos criati- vos não apenas estimulam habilidades motoras e cognitivas, mas também oferecem uma pausa valiosa da rotina digital, incentivando a expressão in- dividual e a imaginação. A Maxcril e a Maripel, comprometidas com o incentivo à criatividade, têm investido em ações que aproximam os consumidores de seus produtos. Entre as iniciativas, destacam-se eventos realizados em lojas parceiras, onde as crianças podem testar os materiais, participar de atividades como desenhos e pinturas, e explorar suas habilidades artísticas de forma prática e divertida. “Essas ações criam uma conexão direta entre os produtos e os consumidores, além de proporcionar momentos de aprendizado e diversão para as famílias. Além disso, Maripel tem investido na criação de tutoriais em suas redes sociais. Esses conteúdos didáticos têm sido uma estratégia eficaz para engajar pais, professores e crianças, apresentando ideias criati- vas e inspiradoras para o uso dos materiais”, revela Eliane. ESTIMULANDO HABILIDADES Em um mundo cada vez mais digital, frisa Flávia Giordano, diretora de ma- rketing da Faber-Castell para América Latina, as atividades com materiais de educação artística se mostram essenciais para o desenvolvimento das crianças e jovens. “Elas estimulam a criatividade, a coordenação motora, a expressão individual e a sensibilidade, habilidades que complementam o aprendizado tecnológico e preparam os indivíduos para os desafios do futuro. Na Faber-Castell, acreditamos no poder transformador da criativida- de e nos dedicamos a oferecer produtos que inspirem em todas as idades, dentro e fora da escola. Inclusive, de acordo com um estudo feito interna- mente, muitas crianças ainda optam pelo uso de materiais artísticos manuais para se divertirem.” A Faber-Castell investe constantemente em iniciativas que incentivam o uso de ma- teriais artísticos, diz Flávia. “Um dos pilares mais importantes da marca é a criatividade, por isso, nosso trabalho em desenvolver produtos que explorem o potencial artístico e impulsionem esse segmento é funda- mental. Temos o Ateliê aberto, uma página no Facebook que dá espaço especial para a expressão da criatividade através da pintura, desenho e outros meios artísticos para profissionais e amadores. Além disso, nossos canais digitais estão constantemente instigando nossos seguidores a usarem a criatividade.” Para Flávia, a volta às aulas é um período estratégico para o segmento de materiais artísticos. “Observamos um aumento na procura por nossos produtos, tanto para uso escolar quanto para atividades em casa. A Faber- -Castell se prepara para esse período com um portfólio completo e com lançamentos que atendem às necessidades dos estudantes e estimulam a criatividade. Estamos otimistas com as perspectivas para este ano e con- fiantes de que nossos produtos continuarão a inspirar e a contribuir para o desenvolvimento criativo para todas as idades.” EXTERNALIZAÇÃO DE SENTIMENTOS Na opinião de Ana Flávia Bergamo, gerente de marketing da Pritt, as ativi- dades artísticas dentro das salas de aula e no ambiente familiar permitem que as crianças se expressem de forma livre e não verbal, oferecendo um canal seguro para o alívio de emoções difíceis. “As colagens e as pinturas, por exemplo, ajudam na externalização de sentimentos. Quando a criança é estimulada de forma lúdica com trabalhos manuais, o cérebro gera uma sensação diferente quando elas estão no celular. Fomentar esse compor- tamento nas escolas é uma oportunidade para que isso seja replicado no ambiente familiar. É importante ressaltar que Pritt também tem como mis- são apoiar o desenvolvimento da coordenação motora e das habilidades cognitivas das crianças.”
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