Revista LOJAS Papelaria - Edição 343
22 LOJAS PAPELARIA - JAN/FEV 2025 BORRACHAS O segmento de borrachas escolares no Brasil tem evoluído com foco em sustentabilidade, diversificação de produtos e inovação tecnológica, tornando-o mais dinâmico e com- petitivo. A demanda por borrachas ecoló- gicas, com materiais recicláveis e designs diferenciados, tem crescido. Dessa for- ma, a Mercur por exemplo, investe em pesqui- sas para desenvolver e aprimorar sua linha de borrachas de apagar de forma a utilizar insumos renováveis na sua formulação. “Contamos com uma linha de borrachas naturais escolares mais renovável do mercado brasileiro, com itens até 75% renováveis, a Linha Record”, afirma Dayani Rodrigues Rabuske, gestora de pesquisa. Larissa Polesello, gerente de marketing da Summit, destaca que as borrachas já não são mais apenas um item básico da lista de material escolar. “Com diferentes cores, formatos e es- tampas, a categoria se tornou uma das favoritas quando o assunto é colecionar. Apagar bem não é mais o único atributo valorizado na hora de es- Muito além de só apagar Com diferentes cores, formatos e estampas, tecnologias avançadas e funcionalidades atendem, também, às demandas de diferentes perfis de consumidores, desde estudantes até artistas e profissionais técnicos colher uma borracha. Além da funcionalidade, o consumidor busca por modelos diferentes, fofos e divertidos.” Rogério de Andrade, gerente de marketing da Staedtler do Brasil, observa que as borrachas, apesar de muitas vezes vistas como um item básico, desempenham um papel essencial no portfólio de produtos escolares e profissionais. “Com a evolução do mercado, destacamos como esse segmento se adapta às novas de- mandas dos consumidores, oferecendo produ- tos que combinam funcionalidade, estilo e sus- tentabilidade.” O segmento de borrachas escolares acompanha as mudanças no comportamento dos consumi- dores, que buscam cada vez mais produtos de alta qualidade e durabilidade, entende Andrade. “Além de aten- derem às exigências básicas de apagamento limpo e eficiente, as borrachas ganharam importân- cia como itens que refletem estilo e praticidade. Para os lojistas, é uma oportunidade de explorar um mercado que valoriza diferenciais como design ergonômico, materiais sustentáveis e cores atraentes. Produtos como os da linha Staedtler Noris, com desintegração mínima e segurança no uso, tornam-se opções indispensáveis para os consumidores exigentes.” O segmento de borrachas escolares no Brasil, segundo Ana Luiza Silvestre, assessora de im- prensa da VMP, vem passando por um proces- so de constante inovação, tanto em termos de funcionalidade quanto de design. “As borrachas estão cada vez mais eficientes na remoção de diferentes tipos de grafite e agora possuem aca- bamentos mais ergonômicos, atraindo crianças e jovens.” Já na opinião de Bruno Ribas, gerente de pro-
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