Revista LOJAS Papelaria - Edição 343

LOJAS PAPELARIA - JAN/FEV 2025 23 dutos da BRW Suprimentos, toda a categoria de escrita vem evoluindo significativamente, migrando dos produtos básicos para aqueles cada vez mais exclusivos e inovadores. “Muitas vezes se apresentam como brinque- dos, deixando o material mais lúdico e atrativo. No geral, esses produtos estão conectados a uma temática que aproxima consumidores que gostam desses motivos. Ao longo do tempo, o material foi ficando mais diversifi- cado em relação a desempenho e passou a oferecer formas também mais ergonômicas.” TENDÊNCIAS A BRW procura nos antecipar e até criar tendências a partir de feiras inter- nacionais e pesquisas sobre perfil de consumo, se acordo com Ribas. “No começo de 2023 conseguimos detectar a tenência de fast food e acertar para no ano que passou. No momento, estamos já com as tendências ma- peadas e produtos em fabricação para 2025. Logo, vai ser possível verificar o resultado disso tudo. De modo geral, segue a busca por formas inova- doras, cores em sintonia com outros materiais e design criativo. Estamos preparando mais de vinte modelos para este ano.” Para Ribas, ainda, o avanço tecnológico aliado a receptividade dos for- necedores que acreditam cada vez mais nas criações e desenvolvimentos da BRW, permite a abertura de moldes, além da pesquisa e desenvolvimento de novos materiais. “Isso possibilita a viabilização de ideias pospostas pela nossa equipe. A maior parte dos nossos lan- çamentos anuais vão além do que já é oferecido, porque conseguimos pesquisar e desenvolver novas matérias primas ou formas de produção junto aos fornecedores.” No segmento da Educação, a Mercur busca de- senvolver e oferecer produtos que possam facilitar o processo de aprendizagem. Para além da fun- cionalidade, explica Dayani, olhar para cores e for- matos torna esses recursos muito mais atrativos. “Inspirados por tendências que se conectam com estudantes nas últimas duas voltas às aulas, lança- mos e complementamos duas linhas de produtos diferenciadas: Cores Mágicas e Sistema Solar. As linhas são compostas por borrachas de apagar com diferentes formatos e apresentações, como canetas, que contam com uma comunicação lúdica nestes temas. Lançamos também borrachas com formas geométricas, em cores vibrantes e estampas lúdicas, em quatro diferentes formatos que facilitam a pega e ocupam pouco espaço no estojo.” A Mercur também lançou a Borracha Nativa da Amazônia, produzida com 100% de látex da Amazônia, com o objetivo de apoiar comunidades extra- tivistas do Projeto Borracha Nativa, do qual a Mercur faz parte há mais de uma década. “É suave ao apagar e tem cor natural, sem pigmentos. Feita com até 78% de matérias-primas renováveis. Hoje, somos a única empre- sa brasileira que tem uma borracha 100% da Amazônia em seu portfólio”, lembra a gestora de pesquisa da Mercur. Em termos de tecnologia e funcionalidade, Dayani destaca o desenvol- vimento de formatos anatômicos para melhorar a pegada e proporcionar maior controle durante o uso, de forma a proporcionar um apagar mais preciso. “Outro destaque é a utilização de matérias-primas na composição que minimiza a geração de farelos ao apagar, resultando em menos sujeira, removendo o grafite de forma mais eficiente e suave, sem danificar o papel. A linha de borrachas Technik, feita com 65% de insumos renováveis, é des- tinada a artistas, e estudantes de artes plásticas e desenho técnico. Essa linha proporciona apagamentos detalhados e precisos em áreas pequenas, oferecendo maior controle em projetos delicados.” As principais tendências nesse segmento, de acordo com Ana Luiza, da VMP, incluem borrachas em cores vibrantes e tons pastel, que combinam com a popularidade da linha Candy Colors, uma das preferidas pelos estu- dantes. “Em termos de materiais, as borrachas livres de PVC e atóxicas têm ganhado destaque. No design, as borrachas colecionáveis e com formatos diferenciados (como animais e objetos divertidos) são uma tendência forte. Nossas borrachas são desenvolvidas com uma fórmula que oferece maior durabilidade e alta performance na remoção de marcas de lápis, sem dani- ficar o papel. Além disso, algumas de nossas linhas vêm com capas prote- toras que garantem maior higiene e preservam a borracha por mais tempo.” Andrade, da Staedtler, afirma que o mercado de papelaria tem abraçado tendências que combinam estética e desempenho. Entre as principais estão: cores atraentes: “Os tons pastel, como os encontrados na linha Staedtler 525 PS, estão em alta. Estes produtos não só cumprem sua fun- ção, mas também atraem jovens que buscam personalizar seus materiais escolares; Sustentabilidade: “O uso de materiais livres de ftalatos e látex atende à demanda crescente por produtos mais seguros e ecológicos, uma característica marcante em diversas linhas da Staedtler; e Funcionalidade e Design: “A combinação de desempenho técnico com design ergonômico, como na Mars plastic 526 50, garante praticidade e conforto no uso, agra- dando tanto estudantes quanto profissionais.” Quando se fala em inovação no segmento de papelaria, destaca Andrade, a Staedtler é uma referência incontestável. “Em sua linha de borrachas, a marca traz à tona tecnologias avançadas e funcionalidades que atendem às

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