Revista LOJAS Papelaria - Edição 347

26 LOJAS PAPELARIA - JUNHO 2025 ACESSÓRIOS DE INFORMÁTICA O segmento nacional de acessórios de informática continua em expan- são, impulsionado tanto pela consolidação do ensino híbrido quanto pela popularização do home office e do entretenimento digital. Esses produtos deixaram de ser apenas complementares e passaram a ser itens essenciais no dia a dia de estudantes, profissionais e gamers. O mercado está mais competitivo, com marcas investindo em diferenciação e custo-benefício, o que favorece o varejo de papelaria que aposta em tecnologia e inovação no mix de produtos. De acordo com Andreia Both, coordenadora de produtos do Grupo Leonora, nos últimos anos, os acessórios de informática evoluíram significativamen- te, tanto em design quanto em funcionalidade. “Na Letron, conseguimos acompanhar esse movimento de forma estratégica ao longo dos últimos dois anos, trazendo inovações importantes para nosso portfólio. Investimos na modernização dos modelos, incorporando tecnologias como conexão Bluetooth e receptores wireless no mesmo produto, além da aplicação de licenciamento de marcas forte no mercado, como Fini, Warner, Sanrio e Sega, também foi um diferencial, alinhando nossos produtos às tendências de consumo e ampliando a conexão com o público. Essas iniciativas refle- tem a evolução do mercado.” Para Priscila Maria Sousa Cavalcanti, gerente de produtos do Grupo Multi, o segmento nacional de acessórios de informática está em constante ex- pansão, impulsionado pela digitalização de rotinas pessoais e profissionais. “A crescente demanda por produtos que combinam desempenho, conforto e custo-benefício fortalece marcas com forte presença local, como a Multi. Ela lembra também que esses acessórios evoluíram significativamente em termos de ergonomia, conectividade e design. “A popularização do home (TECLADOS, MOUSES, FONES DE OUVIDO ETC.) Um segmento em evolução Produtos vêm integrando tecnologias sem fio, além de melhorias na ergonomia e maior atenção à experiência do usuário office e do ensino remoto acelerou inovações, como mouses sem fio com longa autonomia, teclados silenciosos e fones com microfones otimizados para videoconferências.” Marcelo Sztajn, diretor executivo da Newex, observa que houve um cresci- mento expressivo nas vendas desses itens durante os anos de 2020 e 2021, impulsionado pela adoção em larga escala do home office. “Atualmente, o mercado passa por um novo ciclo de demanda, movido pela necessidade de renovação dos equipamentos adquiridos naquele período, além da bus- ca por upgrades e pela adoção de tecnologias mais recentes.” Os acessórios de informática, conforme Sztajn, vêm passando por uma constante evolução, tanto em desempenho quanto em design e funciona- lidade. “Observa-se uma crescente integração de tecnologias sem fio, me- lhorias na ergonomia e uma atenção maior à experiência do usuário. Além disso, houve avanços significativos em eficiência energética, personaliza- ção e compatibilidade com diferentes sistemas e plataformas.” Essa evolu- ção, segundo ele, acompanha as transformações no ambiente de trabalho, no entretenimento digital e nas necessidades dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e conectados. Por exemplo: teclados e mouses bluetooth com bateria interna, que oferecem desempenho e mobilidade. Fones Bluetooth com tecnologia ANC e ENC (anti-ruído) que isolam o som externo, deixando apenas a música e a voz do consumidor nítida. TENDÊNCIAS As principais tendências atuais para acessórios de informática, conforme o diretor executivo da Newex, envolvem a combinação de tecnologia avan- çada com estética moderna. “Em termos de funcionalidade, destacam-se

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=