Revista LOJAS Papelaria - Edição 347

8 LOJAS PAPELARIA - JUNHO 2025 AGENDAS E PLANNERS O segmento de agendas e planners segue pulsante, impulsionado por con- sumidores que buscam mais do que organização: eles querem produtos com propósito, estilo e que os ajudem a planejar de forma mais leve e ins- piradora. A Animativa, por exemplo, acompanha esse movimento de perto e entrega coleções que combinam inovação, identidade e responsabilidade, sempre com foco na experiência do cliente, afirma Rodrigo Amaral, gerente de co- municação. De acordo com Amaral, mesmo com a popularização das soluções digitais, as agendas e planners seguem com grande apelo entre os consumidores brasileiros. “Há uma forte conexão emocional com o papel e um desejo crescente por organização personalizada. O toque físico, a escrita manual e o design criativo transformam esses itens em objetos de expressão pessoal e não apenas ferramentas de planejamento. É um mercado que permanece relevante e em expansão.” Os consumidores buscam cada vez mais funcionalidades que unam prati- cidade e estilo, lembra o gerente de comunicação da Animativa. Espaços para metas, controle de hábitos, planejamento mensal e semanal, segundo ele, são indispensáveis, justificando que há também um interesse crescen- te por produtos com design minimalista, cores neutras ou com identidade estética marcante. “Personalização, acabamento premium e a possibilidade de uso ao longo de todo o ano são elementos valorizados.” Nesta temporada, Amaral observa uma forte tendência por produtos sus- tentáveis, funcionais e com estética clean. “Os consumidores querem fer- ramentas de organização que também reflitam seu estilo de vida. Itens com seções voltadas ao bem-estar, planejamento financeiro e desenvolvimento pessoal também ganham espaço. O visual contemporâneo e a durabilidade também se destacam como prioridades.” A Animativa aposta em três pilares, de acordo com o gerente de comuni- cação: design autoral, funcionalidade e compromisso ambiental. “Nossas agendas e planners são pensados para acompanhar o ritmo da vida mo- derna - com leiautes inteligentes, acabamento de alta qualidade e materiais sustentáveis. Além disso, oferecemos coleções exclusivas que conectam com o público de forma emocional e estética, seja com temas inspiracio- nais, profissionais ou voltados ao universo jovem.” Encantando o público Apesar dos avanços tecnológicos e das gerações Z e Alpha - que já nasce- ram conectados - os itens de papelaria para organização, como as agendas e planners, ainda possuem seu público fiel, avalia a assistente de marke- ting da DAC, Nathalia Carvalho. “Isso se deve ao fato de que os efeitos negativos do uso excessivo da internet trouxeram à tona a importância de ter momentos offline sem distrações. Além disso, notamos que esses itens continuam no radar dos chamados heavy users de mídias sociais, que en- gajam muito nas trends de vlogs de organização de escrivaninhas e outros conteúdos feitos para relaxar e inspirar, assim como diversos vídeos de Un- boxing de produtos de papelaria e dicas para organizar planners e agendas. O digital não vai tomar o espaço de quem não abre mão da organização e expressão pela escrita manual. Mas é importante que as marcas se atentem as principais tendências em design e procurem agregar qualidade e atribu- tos além da usabilidade básica.” Os produtos que se destacam no segmento de agendas e Planners, con- Estilo, organização e funcionalidade Produtos agregam valor além da utilidade básica, como por exemplo, design inovador, itens licenciados e custo-benefício

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