Revista LOJAS Papelaria - Edição 347
LOJAS PAPELARIA - JUNHO 2025 9 forme Nathalia, são aqueles que agregam valor além da utilidade básica, como por exemplo, design inovador, itens licenciados, e custo-benefício. “O público busca por itens que atendam as necessidades básicas e que estejam alinhados com a estética pessoal. Aqui na DAC, por exemplo, as agendas são renovadas ano a ano com design e acabamentos impecáveis, e bem diferentes dos anos anteriores. São diversos modelos que atendem a todos os gostos, oferecendo fechamento lateral por imã, porta canetas, e capas com baixo relevo. Agendas e planners são itens comodities, mas isso não quer dizer que precisam ser comuns. É necessário olhar para os mais diversos estilos existentes e entender como é possível encantar o público com itens que são básicos no dia a dia.” A assistente de marketing da DAC observa que as agendas com espiral possuem alta demanda, pois são fáceis e práticas de manusear e são ideais para quem ama planners e agendas ao mesmo tempo. “Já os fãs adeptos a agendas clássicas, adoram capas com acabamentos elegantes e estampas diferentes, além do fechamento lateral, que foi uma tendência nos itens de papelaria dos anos 2000, e agora retorna com o sentimento nostálgico sem deixar de lado o design inovador.” ALÉM DO SIMPLES PLANEJAMENTO Mesmo com o avanço dos meios digitais, comenta Renata Endo, head de marketing Foroni, o segmento de agendas e planners físicos segue com grande relevância no mercado. “Na Foroni, observamos que muitos con- sumidores ainda valorizam a experiência tátil e emocional de escrever no papel, o que contribui não apenas para a organização, mas também para o bem-estar e a criatividade. Além disso, planners e agendas têm se con- solidado como itens de lifestyle, com forte apelo estético e possibilidades de personalização, o que fortalece o vínculo do consumidor com o produto. O mercado também vem se expandindo por meio de nichos específicos, como organização financeira, saúde e metas pessoais, mostrando que há espaço para inovação contínua dentro da categoria. Acreditamos firme- mente que os produtos físicos e digitais podem coexistir, atendendo perfis e necessidades distintas, e seguimos apostando em coleções criativas e funcionais para acompanhar essa demanda.” Segundo Renata, os consumidores buscam agendas e planners que combi- nem funcionalidade e estilo. “Itens como visão mensal e semanal, controle de metas, listas de tarefas, planejamento financeiro e espaço para anota- ções são essenciais. Diferenciais como adesivos, fitas marcadoras e capas atrativas também fazem a diferença. Acompanhamos essas tendências de perto para desenvolver coleções que atendam às necessidades do nosso público, sempre com foco em qualidade, inovação e estilo.” As principais tendências em agendas e planners para esta temporada, de acordo com Renata, envolvem personalização, bem-estar e organização inteligente. “Os consumidores buscam produtos que os ajudem a equilibrar rotina e autocuidado, com recursos como controle de hábitos, espaço para metas e seções voltadas ao planejamento pessoal. Visualmente, destacam-
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