Revista LOJAS Papelaria - Edição 351
20 LOJAS PAPELARIA - OUTUBRO 2025 CADERNOS A volta às aulas vem marcada por consumidores cada vez mais atentos à identidade, representatividade e lifestyle. Cadernos não são apenas itens escolares, mas também formas de expressão pessoal. “Observamos uma forte tendência de capas ligadas a universos digitais, cultura pop, estética retrô repaginada, minimalismo com impacto visual e também a busca por licenças queridas e atemporais. Além disso, cresce a procura por produtos com acabamento diferenciado, que agregam valor e experiência de uso”, observa Alana Milbers, gerente de marketing da Credeal. Lana entende que o consumidor jovem busca capas que conversem com seu cotidiano: frutas, símbolos divertidos, lettering, nostalgia dos anos 2000, além do boom de personagens icônicos, como Peppa Pig para os pequenos, Garfield para jovens e adultos, e super-heroínas como a Mulher Maravilha, que unem representatividade e força. “Outro movimento impor- tante são os ‘candy brands’ (marcas do universo de doces e balas), que trazem cores vibrantes, a experiência sensorial e identidade alegre para os produtos.” A Credeal se diferencia por qualidade gráfica e diversidade de portfólio, des- taca alana, unindo coleções próprias com conceito autoral e licenciamentos estratégicos que têm grande apelo no ponto de venda. Outro ponto forte é a representatividade nas capas, prezando por pluralidade de perfis e estilos. “Temos um trabalho muito próximo do mercado: ouvimos representantes, lojistas e consumidores para entender demandas e comportamentos de compra. A partir disso, desenvolvemos linhas que vão desde o público infantil até o universitário/adulto, sempre equilibrando acessibilidade e so- Variedade de estampas e estilos Segmento de cadernos une produtos cada vez mais qualificados e tecnológicos, com opções para atender a um público cada vez mais exigente e diversificado fisticação. Assim, conseguimos oferecer desde opções mais básicas até coleções premium, valorizando a experiência de cada público”, ressalta Alana, lembrando que a Credeal vive um momento de renovação e repo- sicionamento, consolidando-se como uma marca jovem e atual. “Nossa missão é traduzir tendências em produtos que encantem consumidores e tragam resultados para o varejo.” APELO EMOCIONAL A mistura de funcionalidade e autenticidade é a definição perfeita para as tendências que vão agitar o mercado de cadernos em 2026, avalia Natália Carvalho dos Santos, assistente de marketing da DAC. “Em meio a tantas variedades de estampas e estilos, os cadernos inspirados na cultura pop e estampas sensoriais, como a onda “Fluffy”, vão se destacar pelo apelo emocional, proporcionando experiências que vão além da organização bá- sica. Além disso, estampas mais sóbrias e minimalistas têm ganhado cada vez mais espaço, atendendo a um público mais elegante e que preza pela estética clean e básica.” Para Natália, também, o mercado de licenciados cresce a cada dia com a popularização do streaming, que possibilita acesso a diversos conteúdos de grandes marcas. “Se antes a mídia ditava tendências, hoje é o público quem decide qual será o sucesso do momento, muitas vezes imortalizan- do franquias como Harry Potter, que possui espaço consolidado tanto no mercado geral quanto no de papelaria. A Disney também não fica para trás e continua entre as três marcas líderes de vendas, com personagens como
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