Faber-Castell

Suzano licencia marca Paperfect ao Grupo Tompla

11/03/2008 - 00:03
A Suzano Papel e Celulose, uma das maiores produtoras integradas de celulose e papel da América Latina, licenciou sua marca de papel Paperfect para produção de envelopes Premium na Europa. Os envelopes começam a ser produzidos este mês pela SAM (S.A. de Manipulación de Papel), subsidiária do Grupo Tompla, empresa espanhola e líder européia no setor de envelopes, que será responsável pela venda do produto em toda a Europa.

Este é o primeiro caso, entre as empresas brasileiras de papel, de licenciamento para um convertedor de envelopes no exterior. Segundo Gustavo Couto, gerente de Marketing da Suzano Papel e Celulose, o projeto é inovador tanto para a Suzano quanto para a indústria de papel. “Com esse acordo, o Grupo Tompla vai abastecer todo o mercado europeu com envelopes que levarão a marca Paperfect”.

O acordo de licenciamento da marca tem como principal objetivo pulverizar o nome Paperfect de forma expressiva na Europa e garantir a extensão da linha. “Antes, a Suzano já fornecia bobinas de Paperfect ao mercado europeu”, explica Couto. O Grupo Tompla, por sua vez, vai focar mercados mais exigentes, que costumam exigir acabamento diferenciado.

A estimativa inicial é de que sejam produzidos cerca de 150 milhões de envelopes Premium a cada ano com a marca Paperfect. Atualmente, o Grupo Tompla produz 18 bilhões de envelopes e detém 15% do mercado europeu nesse segmento.

O gerente de Marketing da Suzano destaca ainda que o acordo vai permitir a produção dos primeiros envelopes certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council) na Europa. “Licenciar uma marca fora do Brasil é uma conquista importante para qualquer empresa. Esperamos que, com isso, novas oportunidades sejam criadas”, complementa Couto.

A Suzano Papel e Celulose, com receita anual de US$ 1,8 bilhão, é um dos maiores produtores verticalmente integrados de papel e celulose de eucalipto da América Latina, com uma capacidade instalada de 1,1 milhão de toneladas de papel e capacidade de produção de celulose de mercado que atingirá 1,7 milhão de toneladas/ano. A Suzano Papel e Celulose oferece um amplo espectro de produtos de papel e celulose para os mercados doméstico e internacional, com posições de liderança em segmentos-chave do mercado brasileiro e quatro linhas de produtos: (i) celulose de eucalipto; (ii) papel para imprimir e escrever não-revestido; (iii) papel para imprimir e escrever revestido;

  Mais notícias