Faber-Castell

Morre fundador do Grupo Pão de Açúcar

17/03/2008 - 00:03
Morre fundador do Grupo Pão de Açúcar O empresário Valentim dos Santos Diniz, 94 anos, morreu na tarde deste domingo, em São Paulo. O empresário estava internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo.

O corpo será velado no próprio local, na Av. Albert Einstein, 627 - 4º Subsolo - Morumbi - São Paulo - SP.

Valentim Diniz deixa a esposa Floripes, com quem estava casado há 72 anos, e os filhos Abilio, Arnaldo, Vera, Lucia e Lucilia, além de netos e bisnetos.

Um dos últimos remanescentes entre os empreendedores pioneiros do país, o espírito arrojado de Valentim dos Santos Diniz marcou a história do comércio no Brasil e esteve presente ao longo dos 60 anos de história do Grupo Pão de Açúcar.

Saindo de Portugal em 1929, na época com 16 anos, Valentim Diniz já tinha como objetivo construir seu próprio negócio. Chegando ao Rio de Janeiro, teve como primeira visão o morro do Pão de Açúcar. Esse nome, guardado em sua memória, deu origem à doceira que fundou em 1948, e que se transformou no maior grupo brasileiro de varejo brasileiro.

Já no Estado de São Paulo, casou-se com Floripes Pires, em 1936, trabalhou sempre no ramo do comércio, com padarias, mercearias, até que, em 7 de setembro de 1948, fundou a Doceira Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Onze anos depois, no mesmo local, abriu seu primeiro negócio na área de auto-serviço com a inauguração do primeiro supermercado Pão de Açúcar.

"Seu Santos" como era conhecido pelos 63 mil colaboradores do Grupo, presidiu a empresa até 1995, posição ocupada na época pelo filho, Abilio Diniz e desde 2003 ocupava o cargo de presidente honorário do Conselho de Administração da empresa.

Valentim dos Santos Diniz continuava visitando as lojas, conversava com clientes e funcionários e também era visto na sede do Grupo, na Avenida Brigadeiro Luis Antonio.

  Mais notícias