Faber-Castell

A eterna beleza da Paperworld

28/03/2008 - 00:03
A eterna beleza da Paperworld Apesar das mudanças em sua estrutura a exposição não perdeu o ritmo nem seu principal objetivo de mostrar a seus visitantes as tendências mundiais no segmento de material de escritório e papelaria.

Caracterizadas por um clima empresarial positivo, as três feiras internacionais, Paperworld, Christmasworld e Beautyworld, em Frankfurt, Alemanha, no Centro de Feiras e Exposições, fecharam suas portas em janeiro. Ao longo dos cinco dias de evento, 100 mil profissionais de todo o mundo conferiram as novidades apresentadas por 3.657 expositores internacionais de papel, material de escritório e papelaria, decorações festivas e fragrâncias, cosméticos e acessórios de beleza. "A retomada econômica era perceptível em todos os halls de exposição de 2008, onde o comércio apresentou um ambiente propício para a realização de pedidos", comenta Michael Peters, membro do conselho de administração de gestão da Messe Frankfurt GmbH.

Só a Paperworld recebeu 60.112 visitantes, procedentes de 135 países, que puderam verificar as novidades e tendências para a próxima temporada apresentadas por 2.255 expositores provenientes de 61 países. Estiveram presentes na feira profissionais da Itália, França, Inglaterra, Países Baixos e Grécia.

Com esse forte caráter internacional, a Paperworld destaca-se de novo como a feira profissional mais internacional de todo o mundo dentro do setor de artigos de escritório e papelaria. “O ambiente é bom tanto no âmbito nacional como internacional. O setor internacional se volta para conseguir novos contatos e temos observado um grande interesse por parte dos clientes potenciais”, confirma Andrea Cantong, diretora de marketing comercial para a Alemanha da empresa Áustria e Suiza de Fellowes.

Aceitação
As mudanças estruturais realizadas nesta edição colaboraram para colocar os três eventos no rumo certo. O resultado desejado foi atingido por ter reunido grupos de produtos conexos, tais como, no caso da Paperworld, artigos escolares e papelaria no Hall 3.1, e por compressão na Beautyworld no Hall 1. "As mudanças foram boas para os três eventos: expositores e seus produtos variam, mais uma vez, se encaixam perfeitamente em conjunto e as distâncias, para os visitantes, tornaram-se mais curtas", diz Thomas Grothkopp, gerente-geral da Associação Alemã de Escritório (Bürowirtschaft Bundesverband). Segundo ele, torna-se cada vez mais evidente que os fabricantes cultivam suas marcas intensamente, buscando motivar seus clientes com bons argumentos para fazer a viagem a Frankfurt e apresentar seus novos produtos e conceitos.

Essa opinião é partilhada por Udo Peters, gerente de vendas para a Alemanha da Edding Vertrieb. "Estamos extremamente satisfeitos com o rumo dos negócios na feira. Por muitas vezes nosso estande se encontrava lotado. A qualidade das discussões também foi muito boa.”

Tendências
Além de ser a maior vitrine de produtos do mundo na área de papelarias, a exposição apresenta todas as mudanças sociais e comportamentais desse mercado. Na edição deste ano, o branco se estabeleceu de forma predominante como a principal cor utilizada nos ambientes empresariais, sobressaindo desde artigos de escritório até sistemas de classificação. Ao mesmo tempo, os produtos de alta qualidade apresentam-se como uma ótima alternativa para o usuário sobressair-se na utilização de itens convencionais.

Outro ponto importante é a percepção do mundo inteiro para a compatibilidade ambiental. Fabricantes do alto segmento de papel apresentaram, por meio de seus produtos, matérias-primas renováveis, como o bambu, mostrando comprometimento com normas ambientais, como a FSC (Forest Stewardship Council), que garante o processo dos requisitos para uma exploração florestal sustentável.

A mesma preocupação pode ser observada na fabricação de artigos de escritório e acessórios, que se utilizam cada vez mais dos plásticos biológicos, desenvolvidos com matérias-primas renováveis, ou plásticos reciclados.

A pintura ganha cada vez mais adeptos com a criatividade pessoal alcançando todos os setores do lar. A prática artesanal aparece desde o capacho de boas-vindas, até as paredes decoradas. Nesse ponto, os fabricantes apresentam pacotes para principiantes com o objetivo de levar a esse público produtos de qualidade.

Na parte de artigos escolares, a tendência está voltada na oferta de produtos de alto grau de qualidade, objetivando atingir os grupos adolescentes e adultos. Mas isso não significa que os artigos populares estão de fora, pelo contrário, continuam em voga, apesar de ganharem outros tipos de aplicação que lhes concedem toques mais pessoais.

Os licenciamentos continuam dando preferência para personagens da atualidade, como Homem-Aranha, Transformers e personagens já familiares ao público infantil. Ficção científica e motivos imaginários também são muito populares entre os grupos-alvo.

Os cartões de saudações estão sendo cada vez mais transformados em presentes com o uso de aplicativos complementares. As empresas oferecem múltiplas possibilidades de adorno, como, por exemplo, decorações em pedras preciosas e pequenos livros com dizeres sobre uma variedade de assuntos.

As embalagens também recebem novas formas, apresentando-se em formato de pirâmide ou caixas triangulares, mostrando a preocupação dos fabricantes em transformar esses recursos em um item precioso de acondicionamento, valorizando tanto o presente como a embalagem. Já os pequenos presentes adquirem um valor especial com fitas e adornos elegantes. A previsão é de que a próxima edição da Paperworld deve ocorrer de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2009.

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