Faber-Castell

Trapalhadas na segunda edição

21/02/2008 - 00:02
Em 1966, Wilton Franco decidiu criar um novo programa humorístico. Então diretor artístico da TV Excelsior (que seria comprada pela TV Globo), Franco queria fazer frente ao especial Jovem Guarda, que ganhava audiência na rival Record. Começava então a história dos Adoráveis Trapalhões, nome criado por ele para abrigar o grupo humorístico formado por Wanderley Cardoso, Ivon Cury, Ted Boy Marino e Renato Aragão.

Mais de quarenta anos depois, o tema virou livro. Os Adoráveis Trapalhões (Matrix Editora, 160 páginas), que chega agora à segunda edição, conta como essa história teve início, meio e fim. “O objetivo é mostrar a trajetória do grupo”, conta um dos autores, Luís Joly, que contou com reportagens de Paulo Franco para a realização da obra. Os dois, que já trabalharam juntos no bem-sucedido Chaves: Foi Sem Querer Querendo?, embarcaram na missão de contar a história dos Trapalhões justamente após o sucesso do livro que retratou o programa mexicano. “Pensamos em algo similar ao Chaves no Brasil, e os Trapalhões foram a resposta natural”, conta Joly. Além da semelhança, pesou o fato de o tema jamais ter sido explorado no mercado editorial brasileiro. “Havia uma lacuna”, ressalta Paulo Franco.

Lançado em novembro, Os Adoráveis Trapalhões chega agora à segunda edição, o que surpreende os próprios autores: “Tínhamos esperanças de que o livro vendesse bastante, mas nunca deixa de ser uma surpresa ver que o público nos recebeu bem mais uma vez”, diz Joly. Para a produção da obra, foram necessárias dezenas de entrevistas com os mais diversos profissionais, entre atores dos próprios Trapalhões, familiares de Mussum e Zacarias, empresários e fãs. Um dos entrevistados que mais contribuiu com informações foi Beto Carrero, falecido recentemente.

Sobre os autores
Luís Joly e Paulo Franco são jornalistas pós-graduados em comunicação e marketing. Os dois são parte do trio de autores que lançou o best-seller "Chaves: Foi Sem Querer Querendo?", que figurou entre as obras mais vendidas durante parte de 2005.
Os Adoráveis Trapalhões – 160 páginas
Autores: Luís Joly e Paulo Franco
Lançamento: Matrix Editora
Preço: R$ 28,00
Mais informações: Matrix Editora: Carol ou Paulo – fone: 11 3873-2062 / 9104-4471 ou pelo e-mail imprensa@matrixeditora.com.br

  Mais notícias