Faber-Castell

Livro alerta para os perigos dos produtos químicos

13/03/2008 - 00:03
Livro alerta para os perigos dos produtos químicos As revelações de Cem Anos de Mentira (Idéia & Ação, 392 páginas), provocaram enorme barulho nos Estados Unidos e transformaram seu autor numa figura constante na mídia, para mostrar como os produtos químicos consumidos cotidianamente estão poluindo nossos corpos.

O jornal Boston Herald, por exemplo, disse que “se [o filme] O País do Fast-Food fez você considerar algumas mudanças drásticas em seu estilo de vida, Cem Anos de Mentira irá inspirar-lhe a dar dez passos além.”

O jornalista investigativo Randall Fitzgerald mostra de que maneira milhares de substâncias químicas manufaturadas são misturadas à nossa comida, água, medicamentos e no próprio meio ambiente, fazendo da espécie humana a mais contaminada dentre todas as que habitam o planeta. Fitzgerald mostra que o mito da química servindo para melhorar nossa vida é falso. Ele fornece provas suficientemente chocantes para abalar essa crença — e muitas outras, impingidas à população pelas indústrias químicas, farmacêuticas e de alimentos processados.

Seu trabalho, mais do que alertar, pretende conscientizar as pessoas dos perigos a que estão expostas.

A obra surgiu da experiência das três décadas em que Fitzgerald trabalhou como repórter investigativo para diversos jornais e revistas.

Segundo ele, “todos nós precisamos, de tempos em tempos, ser sacudidos para despertarmos para uma teia de verdades à qual nos acostumamos a fazer vistas grossas; ou que preferimos, deliberadamente, ignorar. Tal como faz a maioria das pessoas, eu também não me preocupava muito com a minha alimentação e a minha saúde; ao menos até que algum problema médico surgisse, para lembrar-me de que eu também estou sujeito às leis da natureza. Porém, uma vez que a crise tivesse passado, tendo a tecnologia médica curado os meus sintomas (ou não), eu retornava lenta, mas seguramente, aos meus velhos e irresponsáveis hábitos de alimentação e de consumo por reflexo condicionado”.

Durante o tempo em que Fitzgerald realizou as pesquisas para o livro, ele começou a perceber como a condição de saúde geral da sociedade tem decaído de maneira assustadoramente veloz — independente da sofisticada tecnologia médica, capaz de manter vivas pessoas seriamente doentes e de prolongar a duração da vida humana.

O livro mostra que nos últimos cem anos, a taxa de mortalidade devido ao câncer subiu de 3 para 20% do total de mortes ocorridas. A incidência de diabetes cresceu de 0,1 para quase 20% da população. As doenças cardíacas passaram de algo praticamente inexistente para um fator responsável pela morte de setecentas mil pessoas por ano. Ao mesmo tempo, os custos com a área da saúde pública elevaram-se ao ponto de fazerem os Estados Unidos gastar duas vezes mais do que qualquer outro país desenvolvido com remédios e cuidados médicos por habitante, a cada ano.

Entre as evidências que Fitzgerald apresenta está a de que a alimentação parece ser um dos principais suspeitos por uma maciça intoxicação das pessoas. De dez países estudados, apenas o Japão não apresentou um aumento na incidência de doenças cerebrais; aparentemente porque a dieta alimentar japonesa é, de modo geral, mais saudável do que as dietas ocidentais. Mas, quando cidadãos japoneses mudam-se para países ocidentais e passam a consumir alimentos industrialmente processados, o número de casos de doenças cerebrais entre eles excede o do Japão inteiro.

Entre as curiosidades do livro, Fitzgerald mostra que o cidadão norte-americano médio tem uma carga de mais de 700 substâncias quimicamente sintetizadas em seu organismo. Preço: R$ 49,90. Informações: www.matrixeditora.com.br

  Mais notícias