Faber-Castell

Nova safra de jogos de tabuleiro toma conta da ABRIN - Feira Internacional de Brinquedos

22/02/2018 - 10:02

Grandes marcas do segmento apresentam suas novidades na ABRIN, de 5 a 8 de março, para reunir a família e os amigos em torno de grandes aventuras e tramas do cinema e da TV

Presente na infância de muito adulto de hoje, os jogos de tabuleiro voltaram a ganhar popularidade nos últimos anos. Além de seu caráter gregário - quanto mais amigos e parentes em torno da mesa, melhor! - esse tipo de jogo estimula o raciocínio, concentração, criatividade e interatividade e faz com que as horas passem de forma bastante agradável.

O sucesso é tão grande que já há estabelecimentos especializados em emprestar ou alugar os tabuleiros para os clientes e outros que permitem que as pessoas os tragam de casa para jogar enquanto consomem.

A indústria brasileira de brinquedos oferece uma grande variedade de jogos de tabuleiros e grandes empresas do segmento vão aproveitar a ABRIN - Feira Internacional de Brinquedos (5 a 8 de março, em São Paulo) para apresentar as novidades que começam a chegar às lojas nos próximos meses.

É o caso da Estrela, fabricante de alguns dos jogos mais populares entre os brasileiros, como Banco Imobiliário, Detetive e muitos outros. A empresa lança na feira Latitude 90, O jogo dos Polos por Amyr Klink, idealizado por Clóvis Arruda e com o conteúdo de Marina Bandeira Klink. No tabuleiro, crianças e adultos (2 a 4 pessoas) combinam estratégia, sorte e educação ambiental para conquistar os polos terrestres e acumular pontos. O lançamento vai contar com a presença do próprio Amyr Klink, que visita a feira no dia 5 de março.

A Galápagos Jogos conta com centenas de títulos em seu catálogo. Um dos destaques da empresa na ABRIN é o Zombicide, um jogo cooperativo para até seis jogadores, com missões de 20 minutos a 3 horas em que os participantes precisam sobreviver num mundo invadido pelos mortos-vivos.

O licenciamento de marcas, tão comum no universo dos brinquedos, não poderia ficar de fora dos jogos de tabuleiro. Na feira, a Galápagos recria os personagens e as tramas de franquias do cinema e em séries de TV, como Guerra dos Tronos, Star Wars e O Poderoso Chefão.

A Galápagos apresenta também jogos que recriam o universo dos videogames de forma analógica ou que conversam com plataformas digitais. É o caso do Loony Quest, em que os participantes se armam de canetinhas para traçar as melhores rotas num jogo que mistura elementos dos games 2D e dos tabuleiros. O XCOM abraça o mundo digital e proporciona uma experiência cooperativa em tempo real com um aplicativo para celular ou computador que se incorpora à jogabilidade e aumenta o suspense da partida.

A conexão com o mundo virtual está presente também em um dos destaques da veterana Grow na ABRIN. O jogo de perguntas e respostas Quest será apresentado junto com um aplicativo que torna sua mecânica ainda mais desafiadora: são 2.000 perguntas, divididas em 6 temas, em que os jogadores precisam apostar uma quantidade de pontos antes de respondê-las. O jogo foi desenvolvido com perguntas adequadas para adultos e crianças, e pode ser jogado com ou sem o aplicativo.

Ainda na linha de jogos, a empresa apresenta uma nova versão do seu clássico War com temática viking, que pode ser disputada segundo as regras já conhecidas ou outras diferenciadas. Outro clássico, o Perfil, ganha duas novas edições - uma delas, de Esportes. A empresa leva para a feira novos modelos de quebra-cabeças, tanto para crianças - com contornos didáticos de Corpo Humano, Mapa do Brasil e Alimentação Saudável - como de franquias de sucesso como Harry Potter e um modelo com ilustração exclusiva do artista brasileiro Ivan Reis, que tem vários trabalhos realizados para editoras norte-americanas de quadrinhos.

Artistas em quadrinhos são a aposta da estreante Meeple BR na ABRIN. A empresa traz para o Brasil uma linha de quebra-cabeças com imagens produzidas por Frank Frazetta, considerado um mestre da ilustração por trabalhos com qualidade singular tanto para histórias em quadrinhos (Conan, entre outros), quanto para capas de livros e pôsteres de Hollywood.

Em parceria com a Ludonaute, a Meeple apresenta o Colt Express, um jogo de tabuleiro cheio de ação e reviravoltas, em que os jogadores precisam roubar um trem em movimento (que vem em 3D) no velho oeste. Labirinto: A magia do Tempo, baseado no filme de 1986 estrelado David Bowie no papel do rei dos Duendes, e por uma jovem Jennifer Connelly, como a protagonista Sarah, conta com miniaturas detalhadas dos principais personagens do filme.

E para os amantes de piratas, a empresa oferece a novidade Dead Men Tell no Tales, em que os jogadores têm que entrar num navio pegando fogo, lutar contra a tripulação e soldados esqueletos e fugir com o ouro. Mombasa, que tem como tema central o comércio e exploração da África, e Terraforming Mars, considerado um dos melhores jogos de 2017, são outros lançamentos da marca.

Promovida pela ABRINQ - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos e Francal Feiras, a ABRIN - Feira Internacional de Brinquedos deste ano tem o mote “Brinquedo faz o mundo melhor”. É a quarta maior feira do setor do mundo e maior da América Latina, responsável por movimentar 25% dos negócios do setor no ano, e vai apresentar cerca de 1.200 lançamentos entre brinquedos em geral, colecionáveis e educativos, jogos, pelúcias, artigos para festas, fantasias, puericultura leve e pesada, entre outros.

Serviço:

ABRIN 2018 - 35ª Feira internacional de brinquedos
Data: 5 a 8 de março
Horário: 10h às 20h (dia 8, das 10h às 18h)
Local: Expo Center Norte - São Paulo
Organização/Negócios: Francal Feiras
Promoção/Patrocínio: ABRINQ - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100 - www.abrin.com.br
Facebook: FeiraAbrin
Twitter: @feiraabrin
Google +: Feira Abrin

  Mais notícias