Faber-Castell

Braskem e Estrela selam parceria

09/06/2008 - 00:06
Aproveitando a Semana Internacional do Meio Ambiente, a Braskem e a Brinquedos Estrela anunciam a constituição de uma parceria de longo prazo para desenvolver produtos com polietileno verde feito de matéria-prima 100% renovável. O resultado inicial dessa parceria é o Banco Imobiliário Sustentável, versão modernizada de um dos jogos mais tradicionais da indústria de brinquedos no Brasil, que chegará brevemente ao mercado com a proposta de unir educação ambiental e entretenimento. Novos desenvolvimentos conjuntos estão previstos pelas empresas para os próximos meses, especialmente a partir de 2010, quando a produção de polietileno verde da Braskem atingir escala industrial.

A aliança teve como diretriz a elaboração de um produto com o plástico verde capaz de aproveitar o conhecimento das empresas em inovação, tecnologia, meio ambiente e mercado.

“A Estrela está participando com entusiasmo do desenvolvimento de brinquedos com plástico verde, projeto que se encaixa dentro da estratégia da empresa de ter o pioneirismo, inovação tecnológica e educação ambiental como parte de sua missão. Entendemos que levar estas inovações para as crianças faz parte de um processo de educação importante sobre conscientização ambiental para que, quando estas crianças se transformarem em novos líderes, possam dar melhores contribuições ao crescimento sustentável de nosso planeta”, afirma Carlos Tilkian, presidente da Brinquedos Estrela.

Inovação e compromisso com o desenvolvimento sustentável foram motivações importantes para a Braskem no desenvolvimento do Banco Imobiliário Sustentável. “A parceria com a Estrela marca mais uma etapa bem sucedida no lançamento da tecnologia do polietileno verde, que vem atraindo a atenção de grandes empresas nacionais e internacionais líderes de mercado interessadas em demonstrar à sociedade sintonia com seus anseios na defesa da sustentabilidade”, diz José Carlos Grubisich, presidente da Braskem. “Além disso, essa iniciativa contribui de forma lúdica para levar educação ambiental a crianças e jovens, visando construir um mundo melhor para as gerações futuras”, acrescenta.

A Braskem foi a primeira empresa do mundo a anunciar um polietileno de matéria-prima 100% renovável com certificação internacional. Além desse polietileno de alta densidade inicial, que vem sendo produzido em uma unidade-piloto do Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, com capacidade para 12 toneladas por ano, a empresa certificou no começo deste ano o polietileno de baixa densidade linear com buteno verde. Em breve, anunciará o local onde implantará uma unidade industrial para produção de polietilenos com capacidade de 200 mil toneladas por ano.

Na versão tradicional, o Banco Imobiliário está no mercado desde 1944. Na nova versão, as peças plásticas do brinquedo serão feitas com o polietileno verde da Braskem, que contribui para a redução do efeito estufa ao absorver e fixar CO2 (gás carbônico) da atmosfera. O tabuleiro, a caixa e as cartas são feitos com papel reciclado.

Toda a dinâmica do jogo está ligada ao tema da sustentabilidade. Em vez de retratar um cenário urbano, as casas do tabuleiro apresentam reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros, Serra da Mantiqueira e locais de produção de cana de açúcar como Ribeirão Preto, Três Lagoas (MS), Teotônio Vilela (AL).

Além disso, foram introduzidas novidades que representam atividades empresariais com foco no desenvolvimento sustentável, colocando em ação empresas como Companhia de Reciclagem Energética, Companhia de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica. As cartas de Sorte ou Revés também são temáticas. O jogador recebe prêmio porque “protegeu suas terras do desmatamento e faturou com o turismo ecológico”, ou “sua cadeia de restaurantes orgânicos é um sucesso”, por exemplo.

O produto chegará ao mercado em julho por R$ 89,90. A Braskem receberá 3 mil exemplares para ações voltadas à educação ambiental.

  Mais notícias