Faber-Castell

Boulevard das Artes: artistas e artesãos criam, debatem e inspiram na Mega Artesanal

26/07/2019 - 11:07

Espaço irá reproduzir o cotidiano de renomados artistas em seus ateliês e mostrar a pluralidade das artes manuais e do artesanato no país. Inspirado nas charmosas ruas parisienses, Boulevard também será palco de  debates, palestras e bate-papos

Cortar, bordar, pintar, tricotar, costurar são algumas das atividades que fazem parte do cotidiano de artistas e artesãos que transformaram as artes manuais em profissão. Mas, como trabalham esses profissionais? Quais ferramentas e maquinários costumam utilizar? Quais são suas técnicas preferidas? Que peças produzem? A Mega Artesanal 2019 vai matar a curiosidade de milhares de visitantes e entusiastas do segmento com uma atração inédita: o Boulevard das Artes, espaço de 560m² com 15 espaços cênicos que mostram a pluralidade e riqueza do segmento: do papel à cerâmica, do scrapbooking à confecção de bonecas, da saboaria à confeitaria, passando pela moda, pintura decorativa, festa infantil,  feltro, flores e muito mais. A Mega Artesanal será realizada entre 2 e 7 de agosto, no São Paulo Expo/SP.

Idealizado e organizado pela WR São Paulo, empresa responsável pela Mega Artesanal desde 2006, o Boulevard das Artes conta com a curadoria de Vlady e Flávia Terzi, duas referências em scrapbooking, e com grandes nomes que compõem a nata do artesanato brasileiro e fazem sucesso na TV e na internet, entre eles: Afonso Franco, Diná Rocha, Dotan de Mayo, Evandro Schiavoni, Lú Ruzzi e Peter Paiva. “A cada edição da Mega trabalhamos para surpreender o público, não apenas com produtos e técnicas, mas com atrações que inspirem suas criações”, explica Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo. “O Boulevard das Artes não é um espaço só de exposição. É uma rua inspirada na charmosa arquitetura parisiense, onde acontecerão debates, palestras e atividades variadas em que o público poderá entrar em contato com o universo das artes manuais e ver que o artesanato pode ser utilizado na decoração, na moda, em festas, na cozinha. A ideia é que os visitantes vivam uma grande experiência”, explica.

No Ateliê Scrap Decor, de Flávia Terzi, por exemplo, o público vai entender como peças de madeira podem dar um charme especial na decoração;  Vlady, do Ateliê de papel, vai confeccionar famosas máscaras venezianas com papel; Já no Ateliê  de Bonecas, de Isabel Garcia, será possível ver ao vivo a criação de bonecas de pano; Alessandra Assi, do Ateliê Biscuit, irá modelar flores em biscuit à mão, sem uso de cortadores e frisadores, e Célia Santiago, vai divulgar toda a diversidade do regionalismo brasileiro em miniaturas de cerâmica, representando manifestações folclóricas e religiosas das cinco regiões brasileiras.

Abaixo, os ateliês que farão parte do Boulevard das Artes:

Ateliê de Decoração de Festas - criado por Lú Ruzzi
Ateliê de Scrap Decor - criado por Flávia Terzi
Ateliê de Papel - criado por Vlady e Gil Jussara, da casa Omnia
Ateliê de Saboaria - criado por Peter Paiva
Ateliê de Pintura - criado por Artur Massi e Renato Oliveira, da Control Art Del
Ateliê de Decoração Infantil - criado por Vanessa Guimarães
Ateliê de Artesanato - criado por Dotan de Mayo, do programa Ateliê na TV
Ateliê de Confeitaria - criado por Helaine Del Grande e Priscilla Novaes, das Confeiteiras Arteiras
Ateliê de Bonecas - criado por Isabela Garcia, da Amei Bonecas
Ateliê de Biscuit - criado por Alessandra Assi
Ateliê de Costura - criado por Vagner Carvalheiro
Ateliê de Patchwork - criado por Afonso Franco
Ateliê de Pintura Decorativa - criado por Diná Rocha
Ateliê da Cerâmica - criado por Célia Santiago
Ateliê de Feltro - criado por Amanda Andronic

Além dos ateliês, na mesma rua do Boulevard das Artes, os visitantes também poderão conferir a obra do pintor surrealista Evandro Schiavone, o projeto Carrinho das Flores, criado por um grupo de voluntariados do Hospital Israelita Albert Einstein, e uma área de jardinagem, com um jardim e árvores cênicas feitos de papel, criados por Gislaine Umezu e Silvia Cavalcanti.

O Boulevard das Artes é apenas uma das atrações da Mega Artesanal 2019. A feira terá mais de 400 expositores da indústria, do comércio, ateliês e artesãos, oferecerá milhares de vagas de cursos por dia, demonstrações, palestras, workshops, exposições e muitas outras novidades para quem é apaixonado por artesanato e artes manuais.

Serviço:

Mega Artesanal 2019
Quando: de 2 a 7 de agosto
Hora: dia 2 de agosto, das 9 às 14h apenas para lojistas, imprensa e convidados, e das 14h às 20h, para o público. De 3 a 7, das 10h às 18h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Ingressos: R$ 24,00 inteira e R$ 12,00 meia entrada

  Mais notícias