Faber-Castell

Micro e pequenas indústrias desconhecem informações da linha de crédito oferecida pelo Governo Federal

06/08/2020 - 15:08

51% dos empresários de micro e pequenas empresas afirmaram não conhecer o Pronampe

Mais da metade de micro e pequenas indústrias de São Paulo desconhecem as informações sobre a linha de crédito emergencial Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O dado é do 7º Boletim de Tendências das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato de Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi).

Desconhecimento

O 7º Boletim de Tendências revela que 51% das micro e pequenas indústrias nunca ouviram falar sobre a linha de crédito do Pronampe, diferente das 49% que já tiveram alguma informação do programa.

Comunicado

Por meio do programa, as micro e pequenas empresas recebem da Receita Federal um comunicado informando sobre a linha de crédito. Nas micro e pequenas indústrias, houve um leve crescimento em julho de quem recebeu o comunicado (20%), mas o percentual de quem não recebeu o comunicado continua alto (78%).

Acesso a crédito

A pesquisa mostra também que apenas 5% das micro e pequenas indústrias conseguiram obter alguma linha de crédito com garantia do Governo. Outras 36% tiveram o acesso negado.

Mas maior parte (59%) nem ao menos tentaram alguma linha de crédito.

Capital de giro

O 7º Boletim de Tendências também mostra que 52% das micro e pequenas indústrias afirmam que o capital de giro é insuficiente, trazendo muitas dificuldades. Outros 41% afirmam que possuem exatamente o que precisam.

Boletim de Tendências

A cada dez dias, o Datafolha, a pedido do Simpi, realiza o boletim de Tendências das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, trazendo um panorama do setor durante a pandemia do coronavírus.

A coleta de dados ocorreu entre os dias 8 a 15 de julho de 2020. A íntegra do boletim está disponível no site da entidade (http://www.simpi.org.br).

  Mais notícias