Faber-Castell

Epson está entre as melhores indústrias segundo organização francesa de sustentabilidade

30/12/2020 - 10:12

Empresa está no seleto grupo de 1% das avaliadas que receberam a classificação Platinum da EcoVadis

A Epson recebeu a classificação Platinum da plataforma independente EcoVadis, sediada na França, por sua gestão de sustentabilidade. O reconhecimento coloca a Epson entre as melhores do setor industrial, apenas 1% das empresas avaliadas entraram nesta categoria. Sustentabilidade é uma das premissas da Epson desde a concepção de seus produtos e da implementação de programas de logística reversa.

A avaliação da EcoVadis está focada em quatro pilares: o meio ambiente, direitos trabalhistas e humanos, a ética e as aquisições sustentáveis. A classificação Platinum foi concedida em reconhecimento às iniciativas globais de responsabilidade social corporativa (RSC) da Epson. A empresa recebeu um "Destaque" (pontuação mais alta) no quesito de meio ambiente, assim como pontuações altas em aquisições sustentáveis, direitos trabalhistas e humanos e ética. Nos três anos anteriores, a Epson recebeu a classificação Gold, da EcoVadis.

"A sustentabilidade é uma estratégia de gestão chave para a Epson. Portanto, receber a classificação Platinum, após obter por três anos consecutivos a classificação Gold, é uma grande honra e tem um imenso valor. Conforme indicado na Filosofia de Gestão do Grupo Epson, nosso objetivo é que ela se converta em uma empresa indispensável aos clientes e à sociedade. Acreditamos que as ações que demonstram boa governabilidade e responsabilidade social e toda a nossa cadeia de fornecimento sejam elementos essenciais para alcançar este objetivo. Todo o Grupo trabalhará para seguir promovendo tecnologias e oferecer produtos e serviços mais eficientes, compactos e precisos, que permitam apresentar soluções aos problemas da sociedade diante da cadeia de valor da Epson e alcançar um mundo mais sustentável", declara Yasunori Ogawa, presidente da Epson.

A EcoVadis oferece uma plataforma comum, independente e confiável para avaliar e classificar mais de 65.000 grupos e empresas de 200 indústrias e 160 países utilizando critérios de avaliação de RSC que se baseiam nos padrões de sustentabilidade de milhares de fontes externas, como ONGs, associações sindicais, organizações internacionais, governos locais e órgãos de auditoria.

Ações nacionais

A Epson desenvolve tecnologias eficientes, compactas e precisas para impulsionar as inovações em quatro áreas, incluindo a impressão de injeção de tinta. Em 2017, a empresa criou uma matriz de materialidade que identifica iniciativas importantes para abordar questões sociais. Ao examinar a relação entre nossas iniciativas e as 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODSs), podemos dizer que a Epson apoia a conquista de 14 delas.

As unidades do Grupo Epson estabelecem seus próprios planos de ação ambiental com base na Política Ambiental Global da empresa. No Brasil, a Epson promove o reaproveitamento de materiais, por meio das assistências técnicas e distribuidores que recolhem os equipamentos que ficaram obsoletos ou que foram danificados. Explica. Quando não é possível entregar pessoalmente, os consumidores também podem enviar os equipamentos, de forma gratuita, pelos Correios.

Segundo Andreia Maffeis Campbell, coordenadora Ambiental da Epson, os programas de reciclagem da empresa, em 2019, contribuíram com o reaproveitamento de 60 toneladas (60.152,50 kg) de equipamentos e 25 toneladas (24.755,50 kg) de suprimentos esgotados. Os equipamentos são encaminhados para empresas de reciclagem e são transformados em novos produtos, já os cartuchos viram fonte de energia limpa para a indústria cimenteira. Todos os resíduos gerados no processo de fabricação também são reciclados.

  Mais notícias