Faber-Castell

Sketchnoting: Staedtler desenvolve guia prático e incentiva o uso de técnicas de visualização

19/04/2021 - 10:04

A multinacional lança novos produtos e cores para utilização em flipchart, quadro branco e notas pessoais

O aprendizado visual é considerado um método eficaz e o mais adequado para o funcionamento do cérebro, visto que provoca múltiplas conexões e associações de ideias. Sem uma estrutura definida, a técnica sketchnoting torna possível organizar, sintetizar e aprimorar o conhecimento por meio de imagens e símbolos. No intuito de difundir essa simples e eficaz técnica de visualização, a Staedtler desenvolveu um guia com dicas práticas que qualquer pessoa pode usar em seu trabalho diário, seja no flipchart ou no quadro branco. O guia está disponível no site da Staedtler

Para compreender uma língua estrangeira, é necessário aprendê-la, mas as imagens permitem uma compreensão universal. Qualquer pessoa no mundo que veja uma anotação com uma lâmpada desenhada, compreenderá que se trata de uma “ideia”. Já a palavra “lâmpada” apenas tem significado para a parte da humanidade que utiliza a língua portuguesa, por exemplo. A compreensão da imagem é global, mas da palavra não. Por esse motivo, a utilização de técnicas visuais na empresa, na escola ou mesmo em casa vem ganhando popularidade nos últimos anos.

Juliana Rett, marketing manager da multinacional, reforça a máxima que diz que "uma imagem vale mais que mil palavras". “Este princípio muito conhecido dá base para as técnicas de registro gráfico e de símbolos. E isso é realmente eficaz, pois além de gráficos e símbolos serem mais facilmente lembrados, também simplificam relações verbais complexas”, enfatiza Juliana.

Guia de técnicas de visualização da Staedtler

O novo guia Staedtler para sketchnoting mostra claramente a importância da escrita à mão, da escolha correta da cor e da importância do "método". Além de destacar o uso correto dos produtos para a técnica, dependendo do tipo de superfície. O guia mostra ainda como fixar âncoras visuais simples para tornar o conteúdo mais claro com os símbolos.

Variedade de cores no quadro branco e no flipchart

Com uma ampla gama de marcadores e canetas, a Staedtler traz para o Brasil a linha Lumocolor 351, a mais indicada dentro do portfólio da companhia para apoiar a técnica em flipchart ou quadro branco. Com uma espessura de linha de cerca de dois milímetros, ideias e planos podem ser anotados e apagados a seco sem deixar vestígios. Com esta versátil gama de cores, a visualização gráfica se tornará ainda mais fácil e útil.

Variedade de cores para cadernos e superfícies horizontais

Para os adeptos à reuniões com cadernos e apoio sobre a mesa, a linha de hidrocores triplus color 323 com a variedade de 48 cores e traço macio de aproxadamente 1mm, e as fineliners pigment liner 308 com 10 tipos de ponta e 7 variações de cor, é a combinação perfeita. Cor e traço se complementam e deixam os mind maps mais vivos e claros.

  Mais notícias