Faber-Castell

Sylvamo conquista 28° Prêmio Expressão Ecologia na categoria Manejo Florestal Sustentável

26/04/2022 - 17:04

A Sylvamo Corporation recebe pela primeira vez o Prêmio Expressão Ecologia, na categoria Manejo Florestal Sustentável. O destaque da companhia foi seu projeto de restauração ecológica na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque Florestal São Marcelo.

Desde 2002, localizada em Mogi Guaçu (SP), a RPPN apresenta como resultados 15 espécies de plantas epífitas vasculares observadas, identificadas e distribuídas em quatro famílias e 11 gêneros; 139 espécies arbóreas registradas e 240 hectares reflorestados com mais de 100 espécies nativas. Em 2010, a RPPN foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO) como referência em manejo florestal sustentável na América Latina.

Essa foi a primeira área reflorestada com alta diversidade de espécies nativas arbóreas do estado de São Paulo. Seus resultados e pesquisas desenvolvidas contribuíram para geração de conhecimento científico e o aprimoramento das políticas públicas do estado em relação à restauração ecológica.

“O futuro do papel merece uma empresa comprometida com o sucesso de todo o ecossistema: das florestas que amamos e comunidades em que vivemos àqueles que confiam em nosso papel, sabemos que o bem-estar de cada um depende do bem-estar de todos”, comenta Mariana Claudio, gerente de sustentabilidade e engajamento com a comunidade da Sylvamo e gerente executiva do Instituto Chamex. “Obter o reconhecimento de uma premiação tão renomada na área ambiental certifica que estamos no caminho certo”, finaliza a executiva.

O prêmio Expressão Ecologia foi criado em 1993 e é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos mais importantes do País no segmento empresarial e com foco em sustentabilidade. Os vencedores serão contemplados com o Troféu Onda Verde em 18 categorias diferentes, no dia 27 de maio, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022, em Florianópolis (SC).

Selo Paulista de Diversidade

A Sylvamo recebeu também do Governo do Estado de São Paulo o Selo Paulista de Diversidade, em março deste ano. A companhia foi reconhecida na categoria Adesão, que destaca empresas que possuem um plano de trabalho que expresse sua política de diversidade em fase de estudo, desenvolvimento, implementação e avaliação.

“Estamos muito orgulhosos de sermos contemplados com este reconhecimento, isso nos mostra que estamos no caminho correto e nos motiva ainda mais no desenvolvimento dos projetos de diversidade na Sylvamo Brasil. Promovemos uma cultura inclusiva e diversificada na qual todas as pessoas se sentem bem-vindas, incluídas e valorizadas. Acreditamos que a perspectiva única de cada pessoa ajuda a construir um futuro melhor”, comenta Gabriela Tonon, gerente global de inclusão e diversidade da Sylvamo.

O Selo Paulista de Diversidade reconhece organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem ou se comprometem a desenvolver boas práticas de promoção e valorização da diversidade nas organizações, promovendo a igualdade nos ambientes de trabalho. O objetivo é destacar as boas práticas empresariais que são relacionadas à inclusão das temáticas das pessoas com deficiência e às questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e identidade de gênero.

  Mais notícias