Faber-Castell

Faber-Castell EDUX: nova marca amplia atuação da empresa na área de Educação

12/05/2022 - 16:05

Após uma experiência bem-sucedida com o Programa de Aprendizagem Criativa, que hoje já impactou mais de 10 mil alunos, a Faber-Castell anuncia a expansão e diversificação do portfólio voltado a instituições de ensino. Essa ação faz parte do compromisso da Faber-Castell de acelerar o desenvolvimento de ferramentas que ajudem, por meio da criatividade, a promover uma transformação na educação brasileira

A Faber-Castell anuncia uma importante novidade para o setor de educação no Brasil: o lançamento da marca Faber-Castell EDUX. A partir dela, a companhia amplia e diversifica sua atuação na oferta de soluções que estimulem a aprendizagem criativa como ferramenta para transformar a educação brasileira

O lançamento da marca e de um novo portfólio de soluções voltadas a escolas acontece durante a Bett Educar 2022 - um dos principais eventos voltados à comunidade educacional, que ocorre de 10 a 13 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). A empresa conta com um estande de 144 metros quadrados (H61), no qual traz, já sob a marca Faber-Castell EDUX, lançamentos, conteúdos e experiências inovadoras em aprendizagem criativa para educadores, instituições de ensino e toda a comunidade escolar.

“A Faber-Castell sempre foi uma marca muito próxima do setor de educação. Desde 2018, oferecemos o Programa de Aprendizagem Criativa para escolas de todo o Brasil, com ferramentas inovadoras e que contribuem para, por meio da criatividade, transformar o processo de aprendizagem. Acreditamos que ao despertar o potencial criativo em sala de aula, contribuímos para desenvolver habilidades essenciais para solucionar problemas e lidar com um mundo em constante transformação”, explica Bruna Tedesco, diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell. “E a partir da Faber-Castell EDUX vamos ampliar o alcance do Programa de Aprendizagem Criativa, com um formato digital e uma nova versão do programa para os anos finais do ensino fundamental, onde identificamos uma forte demanda por soluções associadas à aprendizagem criativa nas escolas”, acrescenta.

Lançamentos da Faber-Castell EDUX

A Faber-Castell EDUX já nasce com um portfólio com diversas soluções voltadas a instituições de ensino. Entre as novidades, está a ampliação do Programa de Aprendizagem Criativa - que até então era destinado aos alunos dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental - para os Anos Finais do Ensino Fundamental, abrangendo estudantes de 11 a 14 anos -; o Programa de Aprendizagem Criativa Digital; e uma Matriz de Avaliação. Além do já conhecido e o Hora da Invenção.

Segue abaixo um detalhamento das soluções fornecidas pela Faber-Castell EDUX:

Programa de Aprendizagem Criativa

O Programa de Aprendizagem Criativa foi desenvolvido pela Faber-Castell em parceria com o pesquisador Leo Burd, do MIT Media Lab, em 2018, e já impactou mais de 10 mil alunos em escolas brasileiras. O programa oferece um conjunto de estratégias conectadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para estimular a inovação, criatividade, resolução de problemas e a diversão na sala de aula para alunos dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental

No Programa de Aprendizagem Criativa, a sala de aula é transformada em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. Ele inclui também a formação e o acompanhamento das equipes pedagógicas das escolas parceiras, para que elas atuem como facilitadoras desse processo.

Programa de Aprendizagem Criativa para Anos Finais do Ensino Fundamental

Um dos principais lançamentos da Faber-Castell EDUX é a expansão do Programa de Aprendizagem Criativa para alunos de 11 a 14 anos.

“Essa novidade vem atender a uma demanda da própria comunidade educacional que expressou a necessidade de ter ferramentas adequadas para o processo de Aprendizagem Criativa dos alunos que estão nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, adequamos o programa às necessidades específicas de currículo e interesses dos estudantes de 11 a 14 anos”, detalha Bruna Tedesco.

Essa nova versão do Programa utiliza a mesma metodologia, transformando a sala de aula em micromundos de aprendizagem, nos quais os estudantes conseguem expressar suas ideias e explorar a criatividade de diferentes formas. São 12 jornadas criativas modulares, material do professor, kit do aluno, enxoval de itens da Faber-Castell e serviços.

Assim como os demais produtos do Programa de Aprendizagem Criativa, o processo de implementação conta com consultoria pedagógica especializada, formação continuada, oficina mão na massa para as famílias, gestão e monitoramento.

Programa de Aprendizagem Criativa Digital

Outra novidade da Faber-Castell EDUX é a plataforma digital, com conteúdos e funcionalidades que aprimoram a experiência do Programa de Aprendizagem Criativa. Com ele, o Programa passa a ser híbrido e ter a possibilidade de ser implementado de forma modular: a escola terá oportunidade de escolher quais micromundos ou jornadas criativas irá utilizar.

Com esse lançamento, a Faber-Castell EDUX passa a ter o mais competitivo Programa do mercado na área de Aprendizagem Criativa.

Matriz de Avaliação

Também entre os lançamentos está uma Matriz de Avaliação de Criatividade. Trata-se de um documento que conta com 20 indicadores. Para cada um deles, a matriz oferece um conjunto de observáveis (processos e resultados) que podem ser tomados como evidências para essa avaliação processual, que será aplicada pelos professores ao longo do trabalho com as soluções Faber-Castell EDUX.

Hora da Invenção

Já o Hora da Invenção é um serviço que se baseia na Aprendizagem Criativa, mas com atividades extracurriculares voltadas ao período de contraturno escolar. Os workshops são aplicados por um mediador da Faber-Castell que vai até a escola, e estimula os estudantes a solucionar incentiva

Ao contratar o Hora da Invenção, as escolas recebem um kit do aluno e materiais de prototipação fornecidos pela Faber-Castell. Para saber mais sobre a Faber-Castell EDUX acesse:

Oficinas em Micromundos de Aprendizagem Criativa na Bett Educar

Os educadores que visitarem stand da Faber-Castell EDUX na Bett Educar 2022 terão a chance de experimentar na prática os conceitos do Programa de Aprendizagem Criativa. Isso porque, parte do espaço foi transformado em um micromundo, que simula uma viagem espacial, e onde serão ministradas oficinas diárias gratuitas.

Durante as oficinas “Alcançando As Estrelas”, os educadores vão vivenciar como funciona a transformação da sala de aula em um micromundo de aprendizagem. Trata-se de um espaço, que faz parte do Programa de Aprendizagem Criativa, voltado a desenvolver a capacidade de inovação e expressão pessoal dos alunos.

A Faber-Castell EDUX utiliza essa oportunidade de o aluno entrar em contato com um micromundo como catalisador para a aprendizagem e a criatividade, com o uso de materiais diversos e a troca de ideias para criar, inventar e projetar. “Trata-se de uma ferramenta poderosa na estratégia de ensino e para desenvolver o pensamento criativo e inovador”, finaliza Bruna.

Para participar das oficinas Alcançando as Estrelas da Faber-Castell EDUX é só visitar o espaço da marca na Bett Educar 2022. Cada sessão tem duração de cerca de 30 minutos.

  Mais notícias