Faber-Castell

Microsoft aposta na oferta de virtualização às PMEs

10/03/2008 - 00:03
"Virtualização é a palavra de ordem para este ano", define Eduardo Campos de Oliveira, gerente-geral da divisão de servidores da fabricante, que acaba de colocar no mercado um pacote com versões 2008 desse tipo de tecnologia. O foco da oferta está nas médias e pequenas empresas.

De acordo com Oliveira, os esforços da empresa nesse segmento devem contribuir com a massificação da tecnologia de virtualização. Pelos cálculos do executivo, em mais ou menos um ano e meio, a companhia deve ganhar uma fatia desse mercado, hoje dominado pela VMware. Pelas contas do vice-presidente da fabricante para América Latina, Hernán Rincón, as empresas brasileiras irão adotar cerca de 95 mil novos servidores este ano.

Dentre os 15 mil canais da Microsoft, Oliveira acredita que 5 mil revendas de servidores e 2 mil parceiros de desenvolvimento de solução estão aptos a comercializar a tecnologia. A estratégia passa pela análise da infra-estrutura atual dos clientes para adequar as soluções dentro de cada necessidade.

Ao encontro das iniciativas lançadas recentemente para interoperabilidade de sistemas, as novas soluções da Microsoft não são restritas à virtualização de ambientes de sua marca, sendo compatíveis com plataformas de código aberto.

No evento de apresentação das novas versões do Windows Server, SQL Server e Visual Studio, realizado em São Paulo, a gigante do software mostrou alguns aliados na busca pelos objetivos. Estavam presentes os executivos da Dell e da HP, que embarcam os sistemas em seus equipamentos; e da Claro, que deve ofertar as soluções nos smartphones.

O diretor de marketing da HP, Denoel Eller, anunciou o que chamou de outsourcing de servidores. Segundo o executivo, a fabricante estaria disposta a comprar equipamentos antigos de alguns clientes e promover a venda e o gerenciamento de novos servidores com a solução da Microsoft embarcada. Eller vê que a aliança com a Microsoft contribui na disputa entre HP e EMC, que controla a VMware, no mercado de storage.

  Mais notícias