Faber-Castell

Pesquisa HP revela perfil de usuário de PC’s

17/03/2008 - 00:03
Pesquisa HP revela perfil de usuário de PC’s A HP Brasil divulga os resultados de uma pesquisa sobre consumo de notebooks e desktops. O estudo, coordenado pela Direkt, foi realizado no último semestre do ano passado.

O primeiro dado percebido na pesquisa foi o perfil sócio-econômico do comprador de computadores. O notebook tem uma predominância de usuários de classe A, enquanto desktop é a opção das classes B e C. Outro fator relevante para a aquisição do PC é o custo benefício. Essa mesma pesquisa foi realizada, também com coordenação da Direkt, com foco apenas em desktops, no ano de 2006. Comparando os resultados, nota-se que cada vez mais, pessoas com grau de instrução menor estão adquirindo PCs, o que mostra o quanto a tecnologia tem se tornado acessível.

“Incentivos do governo, queda do dólar e facilidades de pagamento têm tornado o computador um produto cada vez mais democrático”, afirma Valéria Molina, diretora do Grupo de Sistemas Pessoais para Consumo da HP Brasil.

Em geral, os compradores de PC’s têm 30 anos e decidem sobre a aquisição.

O principal uso do produto, de acordo com a pesquisa, é: trabalho (para notebook) e acesso à internet (para desktops).

O notebook é destacadamente um produto pessoal, enquanto o desktop tem uso mais familiar. Isso deixa claro que, ao optar por um notebook, o usuário quer um computador que não seja acessado por mais ninguém, pois quer ter independência de uso.

As mulheres foram destacadas como as maiores compradoras de computadores HP, com destaque para os desktops (cerca de 54,8%). Isso ocorre porque a mulher acaba preocupando-se em equipar sua casa para oferecer facilidades de estudo para os filhos.

Para a compra de desktops, os consumidores buscaram informações com amigos, lojas e sites. A maior parte adquiriu seu equipamento em grandes redes de varejo.

Outro aspecto curioso é que alguns consumidores, no momento da compra, levam em consideração a marca do processador. Para outra parte dos entrevistados, a confiança está na marca do computador, pois segundo eles, a fabricante não usaria um processador cuja tecnologia vá se tornar obsoleta em pouco tempo.

“Notamos, neste estudo, que o consumidor está sempre ávido por novas tecnologias e que este mercado se renova a cada ano”, aponta Valéria.

A executiva destaca que a HP foi apontada como a marca mais citada no que diz respeito à vanguarda de tecnologia.

“Atentos a esta expectativa, vamos lançar, ainda neste trimestre vários produtos inovadores, com tecnologias e design diferenciados”, afirma Valéria Molina, diretora do Grupo de Sistemas Pessoais para consumo da HP Brasil.

Quanto à configuração dos equipamentos, em geral os consumidores compraram notebooks com 1Gb de RAM, gravador de CD/DVD, placa de vídeo para jogos, Windows, wireless e leitor de cartão de memória. Quanto a desktops, a configuração preferida é mais simples, porém, a maioria dos participantes da pesquisa optou por monitores LCD de 17¨.

O produto de informática que a maioria dos entrevistados possui, além do PC é a impressora (cerca de 40%).

De acordo com o estudo, a marca HP é relacionada fortemente à qualidade, segurança e confiabilidade. Os consumidores também declararam espontaneamente o design dos produtos como diferencial, além da possibilidade de expansão, sem a perda da garantia. Informações: www.hp.com.br

  Mais notícias