Após mais de 180 anos de história, a marca alemã quer liderar a próxima geração de consumidores criativos, conectando a tradição analógica do lápis e papel à inovação digital
Por mais de um século e meio, a marca alemã Staedtler se mantém entre as principais fabricantes e fornecedoras mundiais de produtos de papelaria. Uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha, tem acompanhado as pessoas da infância à vida profissional, com produtos para escrever, colorir, desenhar e modelar. Presente em mais de 150 países, a marca é reconhecida pela combinação de materiais premium e design funcional, sempre estimulando a criatividade e a produtividade.
Agora, por meio de uma estratégia global de crescimento e expansão, a Staedtler está pivotando seu modelo de negócio: de fabricante tradicional de artigos de papelaria para uma empresa global centrada no consumidor, oferecendo soluções assertivas para todas as fases da vida. “No mercado nacional, o objetivo é conquistar uma fatia importante de mercado e competir de igual para igual com outras fabricantes. A meta é dobrar o faturamento global até 2035 e cada país terá sua representatividade e responsabilidade neste desafio. No Brasil, teremos a chegada de novas linhas, incluindo produtos de papelaria ‘fofa’, ampliação de portfólio e parcerias com artistas renomados”, afirma Alexandre Facci, diretor da Staedtler Brasil.
Além disso, Facci também é responsável por fortalecer a presença da Staedtler no Brasil conectando-se com crianças, profissionais e entusiastas da arte, replicando também as ações sociais, educativas e os projetos de sustentabilidade que são parte do DNA da empresa. “Nossa missão é capacitar gerações a se expressarem. Queremos construir mais 190 anos de história, e no Brasil, estamos apenas no início de uma jornada promissora, oferecendo soluções inovadoras que atendam às diversas necessidades do consumidor brasileiro”, conclui Facci.
No pilar da sustentabilidade, por exemplo, os avanços são expressivos: a empresa eliminou o PVC das embalagens, substitui-os por plástico PET (100% reciclável em sistemas comuns de coleta seletiva), é capaz de cobrir 70% de suas necessidades de madeira de forma sustentável e pretende operar 100% com energia renovável até 2030.
Fundada em 1835 por Johann Sebastian Staedtler, a empresa é hoje a maior fabricante europeia de lápis de madeira, canetas OHP e massas de modelagem, com seis fábricas e mais de 2.000 colaboradores.