Page 34 - 185

Basic HTML Version

Lojas
Maio
2010
34
Papéis Escolares
RST Papéis Realce
A RST Papéis sempre esteve atenta às mudanças e também ao lançamento de tendências. “A linha Super Crepe Decorado é
voltada para o segmento de floricultura e casa de festas, onde já tivemos uma aceitação excepcio-
nal. Também lançamos a linha premium, já pensando nas novas tendências de mercado. Acredi-
tamos em produtos de autoconsumo cortados nos tamanhos A4 e ofício. São os papéis Cartão,
Color Set, Dobradura, mas cortados nesses tamanhos e vendidos em pacotes de fácil manuseio.
Saindo um pouco do segmento apenas de papéis, também estamos entrando na linha de bobinas
térmicas amarelas e autocopiativas e oferecemos um produto certificado com altíssima qualidade
nas principais medidas do mercado”, garante Eduardo Perin, supervisor comercial da RST Papéis
Realce.
Perin ainda afirma que os papéis escolares também são utilizados por outros segmentos, mas é claro
que com uma demanda bem menor.
“O que se percebe é que existem outros segmentos de atuação
para esse tipo de papel, mas por se tratar de diferentes mercados com suas respectivas exigências,
muitas vezes há alterações no produto base, exemplo: gramatura, tamanho da folha, etc.”
Quanto às tendências desse tipo de papel, Perin conta que já que existem esses papéis sendo vendi-
dos em tamanhos e quantidades diferentes dos padrões, em pacotes sortidos. “O trabalho como um
todo não está somente em oferecer algo novo, mas mudar o conceito de uso dos consumidores para
esse tipo de papel. Penso que a imagem do papel cartão, da cartolina, está mudada, pois hoje já se
conseguem vários exemplos de aplicações fora da linha escolar”, explica o supervisor comercial.
O papel escolar é um dos carros-chefe da VMP e
que detém grande parcela de vendas. “O maior
potencial de venda dos papéis escolares é na volta
às aulas, mas eu não colocaria como um produto
sazonal, pois as escolas e faculdades utilizam de forma considerável esses papéis durante
todo o ano. E ainda mais agora, com essa moda de customização, que só nos propor-
ciona uma maior vendagem. Hoje, a customização está cada vez mais crescente, com o
mercado de scrapbooks, caixas de madeira e artesanatos em geral. Os papéis que vendem
o ano todo são o crepom e o seda, pois têm grande utilização em festas, lembrancinhas e
embalagens. Já para a customização, scrapbook e artesanato entram nossos papéis Camur-
ça, Colorset, Dobradura, Laminado, Vergê Plus, Marrakech e Colorplus”, destaca Fernanda
Coelho, analista de marketing.
Na opinião de Fernanda, as tendências desse tipo de papel para este ano são novas gramaturas, texturas e tamanhos,
para se adequar melhor aos nichos diferentes de mercado que se abriram. “Para 2010, temos dentro da nossa linha
de papéis escolares (Papel Cartão, Color Set, Camurça, Crepom, Dobradura, Seda, Impermeável, Laminado e Pedra)
o lançamento de cores novas em algumas linhas, além do papel cartão Super e Colorset Super, com o diferencial na
gramatura superior.”
Como estratégia de venda nas papelarias, a VMP, em datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Dia das Crian-
ças, Dia das Mães, disponibilizará junto das embalagens e papéis de presente os papéis de Seda, Crepom, Camurça e
Laminado, “forçando uma compra por indução, além de ter expositores próprios para papéis escolares, proporcionando
uma maior visualização para chamar atenção do consumidor para o produto”, ressalta Fernanda.
VMP