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acessórios para games
Lojas
Novembro
2010
37
números: 49% de 18 a 49 anos; 26%, aci-
ma dos 50 anos; e 25%, abaixo de 18 anos.
Ou seja, o público jogador está mudando.
Produtos que eram considerados infantis
hoje já são hobbies para qualquer faixa etá-
ria. A cada cinco jogadores, três são homens
e dois são mulheres.
O CEO da Neotronics reconhece que o
mercado, hoje, está muito mais favorável
ao Brasil, em consequência do fim da crise
e da visão do mundo em relação ao Brasil.
“Surgiram muitas oportunidades de empre-
sas grandes focarem no Brasil, como por
exemplo Nintendo, Microsoft e até mesmo
a Sony, que nunca assumiu nosso país como
um cliente potencial e hoje está se instalan-
do, já fabricando games aqui e, em 2011,
deverá estar fabricando consoles também.
Isso fomenta nosso mercado, pois surgem
grandes parcerias com os grandes magazi-
nes e melhores condições aos clientes, que
podem desfrutar do momento. Sem falar
em grandes novidades que estão chegando
e que cada vez mais conquistam o público.
Agora é a vez do lançamento do Move, do
PlayStation3, que promete ser um grande
sucesso já para este Natal, e o projeto da
Natal da Microsoft, que também promete
dar o que falar.”
Por sua vez, a Sony Brasil acredita que o
crescimento do mercado de games em geral
e a busca pela imersão total no ambiente de
jogos favorecem a comercialização de aces-
sórios que buscam oferecer ao consumidor
maior realismo. “Dessa forma, acreditamos
que o mercado de acessórios deva crescer
significativamente nos próximos anos”,
prevê o gerente de produtos da Divisão
PlayStation da Sony Brasil, Ricardo Filó.
O lançamento da Sony, o PlayStation Move,
na opinião de Filó, deve aumentar signifi-
cativamente a comercialização de acessó-
rios para PlayStation, já que o controle de
movimento atrai muitos consumidores que
buscam maior interatividade com os jogos.
“Essa realidade aumentada, associada aos
gráficos de última geração e à possibilidade
de ver tudo isso em 3 dimensões (possí-
vel através da atualização de firmware do
PlayStation 3 e tevê 3D) devem oferecer aos
jogadores a melhor experiência de jogo.”
Para Bruno Lima, gerente de produtos da
Leadership, o mercado de jogos está em
crescimento contínuo no mundo todo,
principalmente depois do lançamento dos
consoles de sucesso Nintendo Wii e Wii Fit.
“Aqui no Brasil não está sendo diferente: os
aficionados por videogames estão cada vez
mais exigentes quando o assunto é aces-
sório para jogos e buscam produtos com
tecnologia top de linha, que atendam as
suas necessidades.”
Da mesma forma, Danilo Angi Luiz, avalia
que, com certeza, é um momento inédito
para esse mercado, com um crescimento
significativo graças à popularização dos
games, em especial do PlayStation2. “O
momento atual é de transição, onde temos
a queda do preço dos videogames de última
geração. Assim, no próximo Natal, serão
vendidos mais consoles da nova geração do
que das gerações antigas. A tendência é de
os acessórios seguirem o mesmo caminho,
havendo uma estabilização pela demanda
de acessórios para PS2 e um crescimento na
procura dos itens de PS3, Wii e XBox.”
Com a popularização desse tipo de negó-
cio, os preços tornaram-se mais acessíveis,
contribuindo para um faturamento anual
maior a cada ano. A tendência é de que as
empresas invistam cada vez mais nesse seg-
mento, uma vez que o retorno é garantido,
estimulando o surgimento de acessórios
mais modernos e com novas tecnologias.