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PAPO DE BALCÃO
Lojas
Dezembro
2010
11
Sabrina Lacerda -
A HP realiza diversas
campanhas nas diversas mídias: tevê, jornais,
revistas, para mostrar nossa proposta de
valores e como o custo/benefício do cartucho
original é muito melhor. A HP tem também
diversas iniciativas ambientais; a última delas,
como patrocinadora do Planeta Terra, um
evento de música que teve como um dos
motes a sustentabilidade.
Hoje, os cartuchos originais, além de todos
os benefícios, custam a partir de R$ 24,90. E
muitos consumidores ainda têm a falsa ideia
de que os mesmos custam caro.
Revista Lojas - Como ocorreu essa
queda de custo durante os anos?
Sabrina Lacerda -
O cartucho já foi muito
mais caro, mas conforme a tecnologia foi
“Pesquisas da
HP constataram
que um em cada
quatro cartuchos
remanufaturados
falha. Dessa
forma, eles
geram gastos de
energia, de papel
e de reimpressão.
E como dizer
que eles são
ecologicamente
corretos, diante
disso?”
evoluindo, ela foi viabilizando essa queda
de preços. Outro fator que também influiu
foi o dólar baixo. É importante ressaltar que
a HP dispõe do cartucho de R$ 24,90, mas
nem sempre ele é a melhor opção para o
consumidor. O que ele tem que avaliar é
o produto que melhor se encaixa na sua
necessidade, porque, às vezes, ele pode optar
por um produto um pouco mais caro, mas
que lhe proporcione um custo menor por
página impressa.
Revista Lojas - A HP tem fábricas no
Brasil?
Sabrina Lacerda -
A HP industrializa cartuchos
de tinta no Brasil desde setembro de 2009. Hoje
grande parte dos cartuchos vendidos pela HP
Brasil já é manufaturada no Brasil.
Programa Planet Partner
A HP criou o programa HP Planet Partner, disponível em 36 países. No Brasil, está disponível a clientes corporativos e
atende solicitações de, no mínimo, 10 peças de cartuchos de tonner. Qualquer representante de empresa interessado
no programa pode entrar em contato pelo e-mail
O programa reúne procedimentos sustentáveis que incluem serviço de reciclagem limpo e eficiente que não traz
nenhuma exigência ao cliente. A HP foi a pioneira, há 15 anos, no desenvolvimento de um sistema de devolução dos
suprimentos obsoletos de impressão da LaserJet para reciclagem de última geração, evitando que eles fossem deposita-
dos no lixo e tivessem destino inadequado à saúde do planeta.
O programa é bem simples: ele fornece embalagens, com postagem paga, para incentivar os usuários a fazerem devolu-
ções em unidades ou lotes. Os suprimentos usados seguem para uma das instalações de reciclagem de um parceiro HP.
Hoje, a iniciativa expandiu-se e cuida também do descarte de suprimentos de jato de tinta e baterias recarregáveis.
E tem contabilizado resultados positivos. A HP anunciou que recuperou 3,5 milhões de unidades de hardware para
reutilização, pesando 34 milhões de quilos (34 mil toneladas métricas) e aumentou seu volume de reciclagem para
120 milhões de quilos (120 mil toneladas métricas) globalmente em 2008. Desde de 2005, a HP usou 14,5 milhões de
quilos de resina plástica reciclada em 565 milhões de cartuchos de tinta.
Também pela causa da sustentabilidade, a HP lançou a impressora Deskjet D2545, primeira impressora da empresa fei-
ta quase que inteiramente de material reciclado - 83% do peso total em plástico do aparelho é composto por plásticos
reciclados e usa cartuchos de tinta HP 60, que são moldados a partir de resinas plásticas recicladas; sem contar que a
embalagem é 100% reciclável.
O compromisso com a sustentabilidade torna-se a cada dia mais sério. A HP estabeleceu para si a meta de reduzir em
15% suas emissões de gases causadores do efeito estufa e em 20% o uso de energia até o ano de 2010.
De acordo com a empresa, todas as matérias-primas usadas em seus produtos têm origem controlada e estão em con-
formidade com a legislação vigente sobre saúde, segurança e proteção ambiental. Além disso, o consumo de energia
nos negócios é reduzido com o uso de tecnologias mais recentes.