Page 87 - 199

Basic HTML Version

primárias ou colar adesivos de forma a identificar
as vogais na ordem gramatical correta. Além
disso, todas as folhas terão data a ser preenchi-
da por extenso para incentivar a escrita. Assim,
até mesmo a logomarca da Credeal aparece em letra
maiúscula. O desenho de um trem também é oferecido
e a criança poderá completá-lo da sua própria maneira
e criatividade. As crianças poderão também levar as
vogais por um labirinto até o trem e assim trabalhar o
lado motor e visual.
“O objetivo é incentivar o aprendizado de forma lúdica
e divertida. Aprender pode e deve ser para ela uma
atividade prazerosa. A figura do trem foi escolhida
para a coleção porque imprime a ideia de evolução no
aprendizado”, afirma Alban. Mais um atrativo para a criança é a embalagem da
coleção; uma caixa também com um trem como tema, como se fosse uma grande
e colorida caixa de presente que precisa ser aberta, mexida e remexida para ter seu
conteúdo descoberto e apreendido.
Para crianças de seis a oito anos, a Credeal lança a coleção “O mundo mágico da
escrita”. São oito cadernos desenvolvidos para a segunda fase da infância, quando a
criança começa a adquirir fluência na leitura e escrita. Todas as cores são utilizadas
na coleção, mas os tons predominantes são amarelo, azul, verde e vermelho.  
Na capa de “O mundo mágico da escrita” há o desenho de um coelho mágico que,
com sua cartola e vara mágica, retira as letras em formato cursivo. Afinal, agora
a criança está desenvolvendo sua própria caligrafia e, para isso, a letra cursiva é
apresentada de forma minúscula e maiúscula. 
“É nessa fase que a escrita traz para criança a autonomia para descobrir o mundo
distante que se descortina através da leitura. Através do processo de alfabetização
é que a criança começará a ganhar autonomia para descobrir o que deseja ser e
fazer”, explica o diretor da Credeal.
Para desenvolvimento e aperfeiçoamento da escrita, os cadernos oferecem
campos onde a criança deverá colocar seu nome na página, o de seu melhor
amigo e de seus pais.  As datas também deverão ser colocadas por extenso
pelo aluno e em um canto de página a criança poderá colorir um dos desenhos
existentes: sol, nuvem, nublado e chuva, para expressar seu estado de espírito.
Há disponível uma cartela destacável do alfabeto com vogais e consoantes que
poderão formar palavras e frases. O caderno também dispõe de um jogo de me-
mória do alfabeto com imagens que podem ser associadas a versos e letras. São
elas: abelha, bola, caracol, dado, elefante, fada, gato, helicóptero, índio, jacaré, lua,
maçã, navio, olho, pipa, queijo, rato, sol, trem, uva, vela, xícara, zebra. A parte lúdi-
ca oferece jogo da velha, jogo da figura escondida, a opção de colorir a cartola que
ilustra a coleção e o desenho livre para deixar a imaginação correr solta.
Por se tratar de crianças mais velhas, a embalagem dos cadernos é uma sacola, se-
melhante a que elas recebem quando vão às compras com os pais. Cada caderno da
coleção com espiral vem com um envelope para guardar bilhetes.