Revista LOJAS Papelaria - Edição 252 - page 3

3
PorMarcosMila
EDITORIAL
Rua José TobiasdosSantos, 37-A
05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil.
Tel (5511) 3832-7979
LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma
publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a
proprietários, diretores, gerentes e compradores de
lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares, de
escritórios,de informáticaebrinquedos.Circulaçãonacional.
Revista LOJAS
AnoXXIII,N.º252 - Junho2016
Twitter - @revistalojas
CAPA
TalitaCorreia
Diretor Presidente
AgnelodeBarrosNeto
Diretora Financeira
Samantha Barros
Editor Chefe
MarcosMila (MTb26.418)
Jornalistas
LucéliaMonfardini (MTb 35.140)
TalitaMolinero (MTb 74.307)
Ediçãode arte
GeraldodeOliveira
Diagramação
TalitaCorreia
Revisão
MarcelloBottini
Editor de Fotografia
Yuri Zoubaref
Publicidade
Michele Santos
Érica Brandão
CTP e Impressão
GráficaGrass
DeptoAssinaturas/Distribuição
FernandoClarindo
Assessoria Jurídica
ASBVC - SociedadeBrasileiradeVarejoeConsumodivulgouoestudo“Os
impactosdacriseeconômicanovarejobrasileiro”, umcompiladodenúmeros
dosprincipais institutosdepesquisadoPaísque temcomoobjetivocolocar em
perspectivaalguns indicadoresdomercadopara se terumanoçãomaispróxi-
mado realmomentoenfrentadopelo setor.
Ovarejobrasileiro, assimcomooutros segmentosdemercado, foi intensamente
afetadopeloqueculminounoatual cenárioeconômico. Responsável por cerca
de19milhõesdeempregosnoPaís, o setor sentiudiretamenteaquedano
volumedevagas, devidoà, principalmente, desaceleraçãodaeconomia.
Segundodados daCNC -ConfederaçãoNacional doComércio, as demissões
no varejoatingiramamarcade190mil. Umdosmotivos foi o volumede
vendas que fechou2015 com retraçãode8,6%em relaçãoa2014, deacor-
do como IBGE - InstitutoBrasileirodeGeografiaeEstatística.O cenárioque
sedesenhaéuma reaçãoem cadeia, ou seja, as altas da inflaçãoedos juros
levaramàquedade confiançado consumidor quepassoua comprarmenos
pelomomento incerto. 
Aquedanas vendas levouaumaatitudeesperadaporpartedas redes, ou seja,
o fechamentodeunidades. Entre2014e2015houveumaumentode52%no
númerode lojas fechadas. Ao todo,maisde130mil pontosbaixaramasportas.
OutrodadoquemereceatençãonocompiladodaSBVCéaconfirmaçãodo
aumentodavacâncianos shoppings. Emboraonúmerodeunidades tenha
aumentado, avacânciamédia saltoude2,8%em2014para4,1%em2015,
conformeosnúmerosdaAbrasce -AssociaçãoBrasileiradeShoppingCenters.
Oque sepodever, atualmente, équeháum indício tímidode retomadaque se
desenhaparaospróximosmeses.
Particularmenteno setordepapelaria, a realizaçãono iníciodeagostodaEscolar
OfficeBrasil 2016, amaior feiradasAméricasdedicadaaosprodutos, suprimen-
tos, eacessóriosparaescritórios, papelarias eescolas.Que reúne fabricantes e
distribuidoresdenacionais e internacionais, equeutilizama feiracomoplata-
formade lançamentode seusnovosprodutos, pode serumbomcomeçopara
queessa retomadaaconteçaparaavoltaàs aulasnesse segundo semestre.
Queassim seja!
Apesarde indícios
tímidos, retomada
devevirparao
segundo semestre
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...52
Powered by FlippingBook