Revista LOJAS Papelaria - Edição 254 - page 31

Lojas
Agosto
2016
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MATERIAISDEEDUCAÇÃOARTÍSTICA
papelarias que têm uma parceria realmente
forte com escolas, que compreendem as
necessidades específicas desse público e que,
aomesmo tempo, conhecem omercadode
materiais de educação artística e oferecem um
mix adequadodesses produtos.”
Para a diretora da Toke eCrie, contar com os
contatos dos parceiros das papelarias ou reali-
zar eventos dentrodas escolas é sempre uma
ótima forma demostrar osmateriais, apresen-
tar a proposta doprojeto e dar visibilidade ao
trabalhoque se está fazendo.
“A arte, em todas as suasmanifestações,
tem um enorme potencial como ferramenta
pedagógica e deve começar a ser vista não
só como um assuntoda aula de trabalhos
manuais. Ela pode servir de suporte para
introduçãodosmais diversos temas da grade
escolar, demaneira diferente,mais lúdica e
mais divertida. Acreditoque poderíamos ter
melhores resultados tantono ensinoquanto
nodesenvolvimentopessoal dos educandos”,
analisa Kika.
Preço e qualidade
VanessaMoreno, especialista demarketingda
Summit, avalia que osmateriais de educa-
ção artística nos negócios das papelarias são
de grande importância, pois toda lista de
material escolar de séries iniciais traz alguns
itens de educação artística. “A arte na escola
é importante para inserir o alunona socieda-
de, para que ele possa criar, pensar, sentir o
mundoque o cerca e se expressar.”
O segmentode artesanato, na opiniãode
Vanessa, tem representado umbom canal de
comercializaçãopara essesmateriais. “Fora o
usonas escolas, é o outroprincipal mercado
para esses produtos. Obrasileiro émuito
criativo e empreendedor, e há inúmeras
produções artesanais que utilizamdiversas
técnicas,misturando osmais diversos tipos de
matérias-primas.”
A especialista demarketingda Summit ob-
serva ainda que as pessoas estãobuscando
alternativas com customais baixo,mas isso
não significa que os produtos devamperder
qualidade. “Duas grandes vantagens da nossa
linha de produtos é omix diversificado, que
permite essa escolha do consumidor, e a alta
qualidade dos produtos. Nossa nova cola gli-
tter e nossos novos lápis de cor, por exemplo,
têm umnível de qualidade altíssimo em se
tratandodomercadobrasileiro.”
Produtos para colorir
Apesar deos principais períodos de venda se-
remdurante a volta às aulas (janeiro amarço)
enaminivolta às aulas (julho), quandoos pais
recebem listas e renovamosmateriais, Felipe
Favoretto, gerentedepapelariadaBic, acredita
que colorir, nogeral, vemganhando cada vez
mais força, inclusive entreos adultos, comos
livros de colorir lançados anopassado. “Assim,
osmateriais de educação artísticaganham
mais destaquenas papelarias pelademanda e,
no casodaBic, apresentam tambémmelhor
custobenefício, tantopara clientes comopara
consumidores, comprodutos dequalidade e
acessíveis. De todamaneira, ainda, oprincipal
públicodogiz de colorir éo infantil, por isso,
investimos sempre emmelhorias, tantono
manuseioquantonapraticidadeparaos pais.”
Favoretto explicaque, no casodogiz de
colorir, umnichodepúblico interessante são
artistas quebuscamdiferentes formas depintar
e expressar suas ideias. “Vemos, atémesmo,
artistas queusam, com frequência, canetas e
marcadores Bic em suas criações.”
Toda açãoquegera experimentação, segundo
ogerente, é válidapara amarca, justificando
queBicColorir éum segmentonovonoBrasil,
portantogerar experimentação é essencial
paraqueos pais e consumidores conheçam
aqualidadediferenciadados itens. “ABic faz
diversas ações nesse sentido, focadas, prin-
cipalmente, nos pais. Hádiversosworkshops
oferecidos pelamarca emparceria com algu-
mas lojas, ondeos usuários de itens de colorir
podem soltar a imaginação.”
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