Revista LOJAS Papelaria - Edição 259

GIRO Lojas Jan/Fev 2017 11 Amaior parte dos brasileiros deve pagar à vista as compras dematerial escolar neste ano. É o que aponta levantamento da Fecomércio RJ/ Ipsos, realizado nomês de novembro de 2016. No período da apuração, 35% dos entrevista- dos afirmaram possuir esse tipo de gasto e, des- tes, a opção pela compra à vista será a preferida por 51%; este percentual cresceu em compa- ração com 2016, quando o índice foi de 46%. Consequentemente, houve queda na intenção de parcelamento das compras, que variou de 44%, em 2016, para 32%, em 2017. A pesquisa de preços antes da compra deverá ser realizada por 73% dos consumidores dematerial escolar este ano. Questionados sobre os gastos para o início das aulas, dos que possuem essa despesa, 44% acreditam que os gastos serãomaiores em 2017. Ainda segundo a pesquisa, 81% desses consumidores pretendem realizar as compras escolares em estabelecimentos comerciais. 73%dos brasileiros pretendempagar compras dematerial escolar à vista Comprar na própria escola será uma prática pretendida por apenas 2%. Poucomais dametade dos brasileiros que irá comprar material escolar (51%) informou que não antecipará este tipo de compra. “Omês de janeiro historicamente apresenta algumas despesas extraordinárias, como paga- mento de impostos e despesas commaterial escolar. Diante do atual contexto, a pesquisa confirma a preocupação das famílias em otimi- zar os gastos para equilibrar o orçamento em busca demelhores preços e ofertas nos próxi- mos dias, antes do início das aulas”, afirma Glo- ria Amorim, diretora de políticas e estratégias do Sistema Fecomércio RJ. A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/ Ipsos, entre os dias 1º e 13 de novembro de 2016, com amostra de 1200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e emmais 64 cidades brasileiros.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=