Revista LOJAS Papelaria - Edição 259

BRINQMIX Lojas Jan/Fev 2017 50 Escolas utilizam jogos educativos para promover inclusãode alunos com necessidades especiais O uso de jogos educativos temmudado a realidade dos alunos com necessidades especiais nos colégios de São Paulo. A Escola Estadual Padre Pasquale Filippelli, emDia- dema, e a particular Beit Yaacov, de São Paulo, são duas de muitas instituições de ensino que utilizam uma plataforma desenvolvida pela startup israelenseMatific, especializa- da em gamificação para o estudomatemático desde a educação infantil até o sexto ano, o que tem proporcio- nado uma efetiva inclusão desses estudantes ao ambiente escolar e à sala de aula. Nas aulas dematemática, os alunos com necessidades especiais participam das mesmas atividades que o resto turma, àmedida que o sistema de jogos utilizado pelo colégio possibilita o trabalho de forma conjunta. Antes da plataforma, esses estudantes participavam de outras ativi- dades, separados do grupo, justamente por não conseguir acompanhar o conteúdo programático. Como o sistema israelense permite personalizar as atividades (jogos dematemática) para cada aluno, de acordo com as habilidades e conhecimentos já adquiridos, os professores conseguem trabalhar com todos os alunos de forma integra- da, promovendo, além da inclusão pedagógica, a inclusão social. Segundo a psicopedagoga daMatific, Ana Paula Carmagnani, a Escola Estadual Padre Pasquale Filippelli possui, em todas as turmas, alunos com necessidades especiais, com questões físicas, cognitivas, men- tais entre outras, que utilizam a plataforma de jogos educativos. “Há professores que têm até cinco estudantes com condições diferentes em sua sala”, comenta. “Na Beit Yaacov, a plataforma também tem proporcionado ganhos significativos no estudo damatemática e sobretudo na inclusão dos alunos. “Um dos alunos que têm comprometimento cognitivo emotor apresentava uma grande resistência à aprendizagem damatemática e, com os jogos daMatific, passou a aceitar as aulas e a se envolver com amatemática de forma independente”, completa Ana Paula Jogos educativos para ensino damatemática na rede pública Cerca de 100mil alunos da rede pública e privada de São Paulo apren- demmatemática com tecnologia desenvolvidaMatific. A plataforma é utilizada atualmente em cerca de 150 colégios paulistas, com uma média de 50mil jogos executados por dia. O sistema está presente na grade curricular das escolas, conta com uma gama de 1600 diferentes jogos e é utilizado por mais de 20mil professores.

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