Revista LOJAS Papelaria - Edição 262

PRODUTOSLICENCIADOS Licenciamento: ferramenta demarketingcontraacrise Marcas fortesmovimentammercadodeR$ 17bilhões noBrasil egeram vantagens competitivas para atrair o consumidor noPDV, aumentando as vendas em até 20% Tempos de crise econômica costumam estimular a criatividade do empresariadopara chamar a atençãodos consumidores emanter as vendas aquecidas. Tendo em vista este cenário, o licen- ciamentoganhamaior apelo como ferramenta demarketingpara agregar valor aos produtos e gerar vantagens competitivas em relação à concorrência. Segundo a presidente da Abral,Marici Ferrei- ra, trata-se de ummodelode negócios que só tende a evoluir nomercadobrasileiro, que movimentou cerca de R$17bilhões no anopas- sado. “Temos empresas cada vezmais cientes dos benefícios que umamarca forte e estruturada pode trazer para seus pro- dutos ou serviços. O crescimento nas vendas é de cerca de 20%, quando falamos de produtos licenciados”, afirma. Omodelo é bastante simples, geralmente uma empresa que tem o know-hownuma determinada área de atuação,mas nãonecessariamente conta com umamarca reconhecida ou com visibilidade nomercado, entra em contato com a agência licenciadora para, juntas, identificarem umamarca ou personagemque tenha sinergia com opúblicoque se deseja atingir. Apartir deste primeiro contato e de firmado o contratopara o licenciamento, que pode acontecer em regime de exclusivi- dade ounão, as empresas passam a desenvolver em conjunto os planos demarketing e desenvolvimentode produtos, que costumam seguir o ‘guide line’ desenvolvidopela agência licenciadora para todas as categorias de produtos, garantindo, assim, a identidade demarca,mesmo comdiferentes empre- sas envolvidas noprocesso. “O licenciamento é basicamente a junção entre a expertise dos fabricantes, que dominam todos os segredos de suas áreas de atuação, commarcas que já contam com uma forte presença e identificação junto aopúblico consumidor e, desta forma, podemganharmercado em variados segmentos, am- pliando sua participação”, explicaMarici. Ainda bastante focadono usode personagens para opúblico infantil, o segmentode licenciamento vem, pouco a pouco, conquistando opúblico adulto, commarcas esportivas, de bebidas, ligadas ao universo automotivo e celebridades, além, é claro, dos super-heróis, que sãobastante admirados pelo públicogeek, quemovimenta uma parcela expressiva deste mercado, sucessoque pode sermedidopelo crescimentode iniciativas como aComicCom, que no final de 2016 recebeu 196mil visitantes. Omercado está tão aquecidono Brasil que já conta com um evento anual, sediado em São Paulo, focado exclusivamente na apresentaçãodas principais licenças de todo omundopara empresários de diversos setores. “As principais agências de licenciamentodomundo se reúnemparamostrar suas novi- dades e fomentar novos negócios com as principais indústrias brasileiras”, afirmaMarici, ressaltando a força destemercado, que nãopara de crescer.

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