Revista LOJAS Papelaria - Edição 263

MERCADO Mercadobrasileirode tablets apresentou queda de 8%no primeiro trimestre Foram comercializados 770mil equipamentos noperíodo; quedapercentual de vendas émenor doque a experimentada em 2015 e 2016 Após dois anos seguidos de quedas ex- pressivas no primeiro trimestre, com 1,7 milhão (20%menos) de unidades comer- cializadas em 2015 e 836mil (53%menos) em 2016, o mercado brasileiro de tablets atingiu a marca de 770 mil equipamen- tos vendidos no primeiro trimestre de 2017, queda de apenas 8% em relação ao mesmo período do ano passado e deve se estabilizar nos próximos meses. É o que aponta o estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela IDC Brasil, líder em inteli- gência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de tecnologia da informação e telecomunicações. Durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, a receita total domercado foi de R$ 370milhões, 28% a me- nos que no mesmo trimestre de 2016. “Nos últimos dois anos, o mercado de tablets caiu, principalmente, por conta da alta do dólar, do crescimento dos smartphones com telas maiores e da saída de muitos fabricantes do país. No pri- meiro trimestre deste ano, notamos ummercado mais estabilizado, com empresas atendendo bem a demanda que existe no setor infantil, por exemplo. Por isso, a queda foi bemmenor do que a dos anos anteriores”, avalia Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil. Já a queda na receita se deve a um fato específico: os fabricantes adotaram uma nova estratégia para alavancar as vendas e diminuíram os valores dos produtos porque o primeiro trimestre costuma ser bem fraco para o segmento de tablets. “O tíquete médio dos tablets no primeiro trimestre de 2016 era de R$ 615 e, em 2017, passou para R$ 485”, exemplifica La Falce. Para a IDC, ao longo do ano de 2017 devem ser comercializados 3,7milhões de dispositivos, ou seja, 7% a menos do que em 2016. “A tendência é de que o mercado se estabilize e volte a apresen- tar números positivos no segundo semestre, com a chegada de datas importantes para o segmento, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, con- clui La Falce. Wellington La Falce, analistademercadoda IDCBrasil

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